A iniciativa visa disseminar maiores informações sobre a doença e mobilizar as pessoas para a luta pelos direitos à inclusão, a fim de combater o preconceito sofrido pelos indivíduos que possuem a síndrome.
O prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo estará iluminado na cor roxa durante todo o mês de março em razão da campanha mundial de conscientização da epilepsia. O dia 26 deste mês é considerado o Dia Roxo, em que pessoas do mundo inteiro são convidadas a vestirem a cor para uma maior mobilização.
A iniciativa do Março Roxo possui como objetivo disseminar maiores informações sobre a doença e mobilizar as pessoas para a luta pelos direitos à inclusão, a fim de combater o preconceito sofrido pelos indivíduos que possuem a síndrome.
A epilepsia é uma condição médica reversível que acontece quando, por um determinado período de tempo, há uma alteração no funcionamento do cérebro causada pela emissão de sinais, descargas e impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios. A causa da doença pode ser uma lesão congênita (presente ao nascimento) ou adquirida no cérebro, decorrente de várias fatores como por exemplo, batida forte na cabeça, infecção, abuso de bebidas alcoólicas, de drogas, entre outros.
De acordo com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), instituição que mobiliza e gera oportunidades de apoio às pessoas com epilepsia e seus familiares, estima-se que 50 milhões de pessoas ao redor do mundo estão em tratamento ou tiverem crises no último ano, ou seja, possuem a doença ativa. Dessa forma, vê-se a importância da campanha em tratar sobre o assunto.
A ABE também auxilia na divulgação de práticas nacionais e internacionais de tratamento e pesquisas dedicadas à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, gerando novas oportunidades de cooperação e cuidados.
Vitória, 11 de março de 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thayná Bahia | tbsimoes@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br