A nova versão apresenta uma interface mais moderna e intuitiva.
O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) dará mais um passo importante na modernização da Justiça com a implantação dos Novos Autos Digitais no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), a partir desta terça-feira (25), no âmbito do 2º Grau de Jurisdição.
A funcionalidade, desenvolvida de forma piloto pelo TJES, está disponível desde agosto deste ano para o 1º Grau e foi integrada à versão nacional do PJe no mês de setembro. Além disso, o TJES participou ativamente do processo de desenvolvimento e validação dos Novos Autos Digitais junto ao Conselho Nacional de Justiça, sendo responsável pela homologação de mais de 600 cenários de teste, incluindo testes funcionais, de performance e integração.
A nova versão dos autos digitais apresenta uma interface mais moderna e intuitiva, com destaque para:
• Navegação mais rápida, com rolagem contínua e sem carregamentos;
• Inclusão de favoritos com possibilidade de filtro e download direto da timeline;
• Lembretes destacados no topo dos autos;
• Exibição de informações de leitura (quem leu, quando leu);
• Busca na timeline acionada automaticamente à medida que o usuário digita.
A nova arquitetura, que separa o frontend do backend e adota o carregamento sob demanda dos documentos, reduziu drasticamente o tempo de resposta e o consumo de recursos. Essa modernização proporcionou uma navegação mais fluida, aumentando a produtividade de magistrados, servidores e demais usuários. A experiência mais ágil e estável consolida um avanço importante na transformação digital do Judiciário capixaba.
Vitória, 24 de novembro de 2025
Texto: Carol Veiga
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES







