As Secretarias representam uma iniciativa pioneira para reforçar a cooperação e otimizar os recursos.
Para melhorar a eficiência do Judiciário e distribuir de forma equilibrada a carga de trabalho entre servidores e juízes, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) iniciou a implementação das Secretarias Inteligentes nos Juízos de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. A iniciativa está alinhada à Recomendação nº 149/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o reequilíbrio da carga de trabalho dos magistrados e à Resolução CNJ nº 219/2016, que trata da distribuição equitativa de servidores e funções de confiança no Poder Judiciário.
A implantação será feita em cinco fases: criação das secretarias unificadas (já iniciada em anos recentes, no juízo de Vitória), otimização do fluxo interno de trabalho, reestruturação do atendimento ao público, automação de rotinas cartorárias com ferramentas de inteligência artificial generativa e integração das secretarias nas regiões virtuais.
As Secretarias Inteligentes Regionais, nas competências de órfãos, sucessões, infância e juventude, representam uma iniciativa pioneira que utilizará os avanços tecnológicos para reforçar a cooperação e otimizar os recursos entre os diversos juízos que compõem a Comarca da Capital e demais unidades envolvidas. O objetivo é assegurar que toda a população atendida receba um serviço de excelência, com maior eficiência e agilidade na tramitação dos processos.
Além disso, serão implantadas Secretarias Inteligentes específicas nos Juízos de Cariacica, Vila Velha e Vitória, com uma Central de Atendimento Inteligente em locais estratégicos nos fóruns.
As Secretarias Inteligentes nos Juízos de Cariacica, Vila Velha e Vitória serão estruturadas para atender de forma unificada as unidades judiciais de mesma competência. A redistribuição de acervos entre as varas e juizados garantirá maior equilíbrio na carga de trabalho, contando com o apoio do Núcleo de Aceleração de Processos do Poder Judiciário do Espírito Santo (Napes) para otimizar a tramitação dos processos.
Com essa iniciativa, o TJES reforça seu compromisso com a modernização e eficiência dos serviços judiciais, garantindo mais celeridade e qualidade no atendimento à população.
Vitória, 18 de fevereiro de 2025
Texto: Elza Silva
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br
foto: rawpixel.com/Freepik