O Ato Normativo 168/2024, que instituiu o GT, foi assinado pelo presidente do TJES e disponibilizado no Diário da Justiça nesta segunda-feira, 29.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) criou um Grupo de Trabalho (GT) para estudar procedimentos e fluxos do sistema PJe que possam ser automatizados, com ou sem o uso de Inteligência Artificial. O Ato Normativo 168/2024, que instituiu o GT, foi assinado pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., e disponibilizado no Diário da Justiça (e-Diário) nesta segunda-feira, 29.
Integram a equipe, o juiz de Direito Grécio Nogueira Grégio, que o coordenará; o juiz corregedor Cassio Jorge Tristão Guedes, representando a Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo; bem como os magistrados Gustavo Henrique Procópio Silva, Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon e André Bijos Dadalto.
Além de realizar estudos e apresentar diagnósticos sobre a necessidade de aperfeiçoamento no sistema PJe, o grupo terá como atribuições: apresentar propostas de atos normativos, destinadas às melhorias sugeridas; elaborar manuais e roteiros de utilização, tutoriais e outras informações necessárias à efetivação das medidas de aprimoramento; e apresentar relatório final com propostas.
A iniciativa leva em consideração o aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária e o uso da inteligência artificial (IA) para dar mais agilidade e qualidade na prestação jurisdicional. O GT terá 90 dias para a apresentação dos estudos.
Vitória, 29 de julho de 2024
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva| imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES