TJES marca presença no 5º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres

A desembargadora Raquel Durão Correia Lima, representante capixaba no evento, posa ao lado de outras Ouvidoras Judiciais do Brasil durante o 5º Encontro.

A desembargadora Raquel Durão Correia Lima representou o Judiciário capixaba no evento.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), com foco na permanente melhoria dos atendimentos prestados às mulheres, prestigiou o 5º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), que aconteceu esta semana, de 28 a 30 de abril, em Belo Horizonte.

O evento reuniu representantes das Ouvidorias das Mulheres do Judiciário de todo o País, entre elas, a desembargadora Rachel Durão Correia Lima, ouvidora da mulher do TJES, que esteve acompanhada da assessora Carolina Souza Magalhães Schmid.

A abertura contou com palestra sobre o papel das Ouvidorias Judiciais na defesa dos direitos das mulheres, proferida pela presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, e pela desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Salise Sanchotene.

Além disso, a programação teve diversos painéis com os temas: violência institucional e o papel das ouvidorias, inovações tecnológicas nas ouvidorias judiciais, e a ouvidoria como ferramenta de inclusão e diversidade, com foco em práticas de equidade de gênero, raça e diversidade; bem como oficinas sobre práticas de comunicação não violenta, atendimento humanizado e acolhimento, prevenção e enfrentamento ao assédio institucional; e escuta ativa sobre discriminação, violência e assédio em razão de gênero.

Vitória, 30 de abril de 2025

 

Texto: Elza Silva com informações do Cojum

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo