Tribunal de Justiça obtém índice satisfatório em raio-x da tecnologia do CNJ

Estudo divulgado na última quinta-feira (01/12) contém avaliação de 92 tribunais do País quanto a governança, gestão e infraestrutura.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo obteve índice satisfatório em diagnóstico realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, que avaliou a situação dos tribunais de todo o País em relação a governança, gestão e infraestrutura da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o CNJ, o objetivo do Perfil em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário, inédito no país, é aprimorar o acompanhamento da evolução da tecnologia da informação nos diferentes órgãos da Justiça brasileira. Para chegar a uma conclusão completa, o CNJ enviou aos tribunais um questionário com cerca de 270 perguntas para serem respondidas pelos dirigentes de TI em cada órgão.

No diagnóstico produzido pelo CNJ, o desempenho de cada tribunal na área recebeu um parecer com as avaliações “baixa”, “satisfatória”, “aprimorada” ou “excelência”.

Ainda de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, cada tribunal recebeu um Índice de Governança de TIC, elaborado com base em sete dimensões, como o nível de políticas e planejamento da corte na área. O cálculo desse índice foi concebido pelo Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, composto por representantes dos tribunais superiores, da Justiça Estadual, Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, instalou oficialmente o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), no âmbito do Poder Judiciário do Espírito Santo, no mês de janeiro deste ano. O Comitê é um órgão multidisciplinar, formado por magistrados e servidores do Poder Judiciário e tem o desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy como presidente. O TJES foi um dos primeiros Tribunais do país a implantar este Comitê.

Vitória, 07 de dezembro de 2016.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira – mpferreira@tjes.jus.br com informações do site do CNJ.

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo