TJES participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Fábio Buaiz de Lima, coordenador de gestão da informação documental do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, posa para foto em frente ao banner do evento "IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário".

A instituição foi representada pelo gestor da informação documental, Fábio Buaiz.

O coordenador de gestão da informação documental do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Fábio Buaiz de Lima, participou do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), com o tema “Memória: preservação, gestão e inovação”, que aconteceu esta semana em São Paulo.

Com foco na preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais de todo o País, o evento teve início na última terça-feira (07) e encerramento nesta sexta-feira (10), data em que é comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário.

A palestra inaugural teve como tema a “História das Mulheres e o Poder Judiciário”, em que a historiadora e escritora Mary Del Priore abordou o contexto histórico de desigualdades entre homens e mulheres ao longo de séculos e destacou avanços sociais e legislativos com a criação de instituições e leis de amparo às vítimas de violência doméstica e de combate à desigualdade, sobretudo após a década 1980.

A programação contou ainda com painéis sobre: o futuro de arquivos, bibliotecas e museus; o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname); a Casa de Suplicação e as relações do Império; e a preservação, gestão e inovação da Memória. Além de visitas técnicas a locais históricos da cidade, oficinas e a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário.

Nesta edição, o Enam foi organizado conjuntamente pelos cinco tribunais com jurisdição em São Paulo: o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP). Com a parceria do CNJ, o encontro é organizado desde 2021: em 2023, o evento aconteceu no Rio Grande do Sul e, em 2022, em Pernambuco, e, em 2021, com transmissão online a partir da sede do CNJ, em Brasília.

Vitória, 10 de maio de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Elza Silva (com informações do TJSP)  |  imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo