A programação contou com diversas palestras sobre segurança, proteção e inteligência.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) marcou presença no VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ), que aconteceu nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de março, em Tocantins. O objetivo do evento foi aperfeiçoar a execução da atividade de segurança institucional e inteligência no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.
Durante o encontro, a Justiça capixaba foi representada pela presidente da Comissão de Segurança Institucional do TJES, desembargadora Rachel Durão Correia Lima, pelo juiz de Direito Luiz Guilherme Risso, que também integra o grupo, bem como o servidor Felipe Bortolini Kill, que atua como colaborador.
A desembargadora Rachel Durão Correia Lima destacou que “o evento tem grande relevância para o fortalecimento da segurança institucional do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, mediante troca de informações e experiências com outros Tribunais, possibilitando a integração e interoperabilidade entre as diferentes unidades de inteligência do Poder Judiciário e demais instituições que atuam na área de inteligência.
A programação contou com diversas palestras sobre segurança, proteção e inteligência. E para falar sobre a identificação e avaliação de mensagens hostis e a necessidade de um protocolo para a atuação da inteligência no ambiente informacional, o convidado foi o assessor de inteligência da Secretaria de Segurança do STF, Maurício Viegas Pinto.
Além de participar dos debates, a comitiva capixaba também pôde trocar experiências com representantes de outros órgãos do Judiciário, como o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, corregedor do Tribunal de Justiça do Tocantins, estado que sediou o evento.
Vitória, 27 de março de 2025
Texto: Elza Silva
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br