A ação é realizada pelo 4ª Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e segue até a próxima sexta-feira, 18.
Começa nesta segunda-feira (14), uma pauta concentrada de mediação para solucionar de forma consensual cerca de 80 processos cíveis, de família, e órfãos e sucessões remetidos ao Tribunal de Justiça (TJES) em grau de recurso.
A ação é realizada pelo 4ª Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e segue até a próxima sexta-feira (18), sob a coordenação da desembargadora Janete Vargas Simões, que supervisiona o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES (Nupemec).
Todos os processos foram previamente selecionados e as partes foram convidadas a participar das sessões, que serão conduzidas por mediadores judiciários voluntários. A pauta concentrada também conta com a participação da magistrada Fabíola Casagrande Simões e do magistrado Tiago Albani, que integram o Grupo de Trabalho do Nupemec, bem como dos magistrados aposentados José Machado e Benjamin de Azevedo Quaresma.
As pautas concentradas promovidas pela Justiça estadual levam em consideração o Código de Processo Civil, a Lei de Mediação e a Resolução nº 125/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, além da Resolução TJES nº 01/2021.
Saiba mais sobre a mediação e a conciliação em: https://www.tjes.jus.br/institucional/nucleos/nupemec/
Vitória, 14 de agosto de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES