Pular para o conteúdo

TJES recebe sugestão para orçamentos participativos

orcamento partic 2016 280

As contribuições serão recebidas por meio de formulário disponível no site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Magistrados, servidores, advogados, defensores públicos, sindicatos, associações, cidadãos em geral e demais sociedades civis organizadas já podem contribuir com a elaboração do Plano Plurianual para o período de 2016 a 2019 (PPA) e com o Orçamento do Poder Judiciário Estadual para o ano de 2016 (LOA).

As contribuições serão recebidas, até o dia 03 de julho, por meio de formulário disponível no banner “Plano Plurianual e Orçamento Participativos”, no sítio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Para acessar o formulário clique aqui.

O questionário compreende duas perguntas objetivas, que identificam a parte interessada e o objetivo estratégico; e três perguntas subjetivas, que tratam do problema encontrado, da sugestão para solução ou melhoria, e dos setores ou Comarcas contemplados.

A parte interessada pode ser identificada como: servidor, magistrado, cidadão e sociedade civil organizada, advogado e defensor público, sindicato e associação. Já o objetivo estratégico, que se refere a qual objetivo a sugestão visa atender, pode ser escolhido entre 15 opções, como aprimorar o relacionamento com o jurisdicionado, operadores do direito, imprensa e sociedade; assegurar sistemas e infraestrutura de TI adequadas; combater a corrupção e a improbidade; desenvolver a tramitação dos processos judiciais com efetividade; dispor de infraestrutura que satisfaça as exigências operacionais; entre outros.

As contribuições serão utilizadas para a construção do PPA 2016-2019 que, conforme o artigo 165 da Constituição Federal, estabelecerá diretrizes, objetivos e metas da Administração para o período médio de quatro anos.

A assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES Maria Elysa Gonçalves de Souza explica que as diretrizes, objetivos e metas para o primeiro ano do PPA também estarão presentes na proposta orçamentária do ano de 2016, a LOA. “Para os exercícios seguintes, 2017 a 2019, o PPA apresentará as linhas gerais e os orçamentos anuais, a serem confeccionados a cada ano, e servirão de via de ratificação ou ajustes”, ressaltou a assessora.

Tanto o PPA como a LOA serão preparados com a estimativa de receitas e despesas, conforme as diretrizes, objetivos e metas apresentadas.

Vitória, 24 de Junho de 2015.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Telefones: (27) 3334 2261

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
(27) 3334 2262

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.