Na página do SEI, no site do TJES, servidores irão encontrar novas informações para ampliar o conhecimento sobre o sistema.
Com a previsão de funcionamento efetivo previsto para novembro deste ano, os servidores do Poder Judiciário Estadual se preparam para migrar para o Sistema Eletrônico de Informação, o SEI, que irá permitir a tramitação virtual de expedientes administrativos, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento.
O projeto, que eliminará a limitação física do papel, gerando eficiência, economia e transparência, irá exigir que todos os servidores das áreas administrativas do Judiciário diligenciem o estudo do novo sistema, a fim de se adequarem a nova cultura de trâmite de processos que será promovida com a inovação.
Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Escola da Magistratura do Estado (EMES), promove até o dia 15 de setembro a formação que visa transformar um grupo de servidores do TJES em multiplicadores de conhecimento sobre o sistema.
Além da formação, a página do SEI, no site do TJES, oferece uma grande quantidade de conteúdo e possibilidades para que os servidores possam se aprimorar no conhecimento do novo sistema.
No link, os futuros usuários encontrarão a opção para se inscrever no curso “Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR”, oferecido pela Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), com inscrisções abertas até 22 de setembro deste ano.
Durante o curso, os servidores aprenderão a acessar e navegar no sistema, executar diversas operações com processos e com documentos, trabalhar com blocos internos e assinaturas, recuperar informações, entre outras funções que podem ser desempenhadas pela ferramenta.
Outras opções de acesso fácil e rápido para estudos, são os links para os cursos em vídeos, fornecidos pelo EAD da Justiça Federal, TRF da 4º Região, que estão hospedados nos seguintes endereços do Youtube: SEI completo ministrado pelo TRF4, SEI parte I – Apresentação do Curso SEI, SEI Parte II – Estrutura do SEI e Curso SEI Parte III, Operações Básicas.
Além dos cursos, os manuais de uso do SEI apresentam os principais conceitos e funcionalidades do sistema, ambientando o usuário à utilização mais comum de processos e expedientes administrativos.
Os manuais também abordam as mudanças que a migração para um sistema eletrônico provocam no cotidiano de trabalho com processos administrativos, constituindo leitura obrigatória para todos os usuários do SEI.
Quando estiverem utilizando o sistema, uma opção de solução para os problemas mais comuns, enfrentados pelos usuários, também pode ser encontrada na página. Lá, o servidor irá se deparar com soluções para questões relacionadas as ações mais usuais, como iniciar ou enviar processos, acessar o sistema, controlar processos, criar e visualizar documentos, entre outros.
Para que os servidores possam extrair o máximo do sistema, é importante que eles colaborem com a padronização dos dados e com a inclusão correta de informações no SEI. Para auxilia-los, a página do SEI conta com o item “Boas Práticas”, onde os usuários aprendem a melhor forma de utilização da ferramenta.
O que é o SEI? O que Muda com o Processo eletrônico? Após iniciar um processo, onde ele fica até ser enviado? Essas e outras respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas ao sistema também estão disponíveis no endereço.
Vitória, 06 de setembro de 2017
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Lopes | thflopes@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br