Tribunal de Justiça fortalece sua Política de Segurança da Informação

Tela de computador com múltiplas linhas de códigos de programação.

Os Protocolos de Investigação para Ilícitos Cibernéticos, de Prevenção de Incidentes Cibernéticos e o de Gerenciamento de Incidentes e de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário foram disponibilizados no Diário da Justiça.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) criou três protocolos que tratam da Política de Segurança da Informação do Poder Judiciário: o Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos, o Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos e o Protocolo de Gerenciamento de Incidentes e de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário (PGCRC-PJ).

Os documentos foram instituídos por meio dos Atos Normativos 139, 143 e 145/2024, assinados pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., e disponibilizados no Diário da Justiça (e-Diário) nesta quarta-feira, 03.

O Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos do Poder Judiciário prevê a elaboração de relatório de levantamento de conformidade dos ativos de tecnologia da informação do TJES pela Secretaria de Tecnologia da Informação e as providências a serem tomadas.

Já o Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos do TJES tem como objetivo: prevenir incidentes cibernéticos por meio das funções identificar, proteger, detectar, responder e recuperar; disciplinar o funcionamento da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Redes Computacionais (ETIR); promover alinhamento às normas, regulamentações e às melhores práticas; bem como promover ações que contribuam para a resiliência dos serviços de Tecnologia da Informação a ataques cibernéticos.

E, na sequência, o Protocolo de Gerenciamento de Incidentes e de Crises Cibernéticas é complementar ao Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos e prevê as ações a serem colocadas em prática quando ficar evidente que um incidente de segurança cibernética não será mitigado rapidamente. O documento ainda forma um Comitê de Crises Cibernéticas e traz suas atribuições.

Vitória, 03 de julho de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo