Tribunal de Justiça do Espírito Santo comemora os 30 anos do Diário da Justiça

Criado em 04 de agosto de 1994, o Diário continua sendo o veículo oficial de divulgação dos atos administrativos e processuais do Poder Judiciário capixaba.

Fundado em 1994, o Diário da Justiça comemora 30 anos no próximo domingo, 04 de agosto. A publicação, que é o veículo oficial de divulgação dos atos administrativos e processuais do Poder Judiciário do Espírito Santo, foi criada durante a Presidência do desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa.

O coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, Fábio Buaiz de Lima, explicou que o Diário da Justiça veio para marcar um novo tempo para o Judiciário capixaba, “agilizando as publicações, que na época eram feitas através do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), atrasando, em muito, o andamento dos processos”, pontuou.

Em 12 de junho de 2000, sob a Presidência do desembargador Geraldo Corrêa da Silva, o Diário da Justiça ganhou instalações mais modernas e uma nova localização, sendo reinaugurado no andar térreo do Tribunal de Justiça, onde foi adequado um local no subsolo do prédio para instalação do parque gráfico com impressão e encadernação.

Para acompanhar as inovações tecnológicas dos últimos anos, desde o ano 2000, o Diário da Justiça passou por diversas modernizações, como a entrega de material em Disquete (dispositivo removível para armazenamento de dados) para publicação, seguida de CD (Disco Compacto) e, finalmente, em formato digital.

E foi em 2012, na Presidência do Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que o Diário da Justiça passou a ser eletrônico, o e-diário, como conhecemos hoje e que, nesta sexta-feira (03), está em sua Edição nº 7118.

Para o servidor Fábio Buaiz de Lima, que há quase 30 anos atua no Diário da Justiça e pôde acompanhar toda essas mudanças, a evolução tecnológica se deu com o tempo. “Nós iniciamos digitando em computadores mais antigos, daí nós passamos a usar algumas tecnologias, até chegar em 2012, com o Diário Eletrônico. E, hoje, tudo é enviado eletronicamente para o Diário, que é liberado à meia-noite para leitura”, contou o coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES.

Atualmente, o Diário da Justiça continua sendo o principal veículo de publicações do Poder Judiciário do estado, cujas divulgações são estruturadas pela Seção de Edição e Publicação da Coordenadoria de Gestão da Informação Documental do TJES.

Veja a entrevista com Fábio Buaiz:

 

Vitória, 02 de agosto de 2024

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo