Tribunal de Justiça recebe visita de Grupo Técnico de apoio ao Processo Judicial Eletrônico do Conselho Nacional de Justiça

Equipe de servidores em frente a um computador na secretaria de tecnologia da informação do tjes.

Estado é o primeiro a receber o grupo criado pela presidente do CNJ, ministra Rosa Weber.

Nesta quinta-feira (17), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebeu a visita de integrantes do Grupo de Trabalho criado pela presidente do CNJ, ministra Rosa Weber, para dar apoio na implantação do Processo Judicial Eletrônico em todo o país. Os analistas de sistemas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Douglas Blanc Pereira, e da Paraíba, Alberto Marcos, realizaram um diagnóstico que vai permitir traçar as melhorias necessárias ao funcionamento da plataforma.

Douglas Blanc Pereira, homem de pele branca e cabelos na cor preta. Ele veste camisa de botões na cor roxa.

“Nesse primeiro momento, nós visitamos os tribunais brasileiros coletando informações e identificando quais são os principais desafios na implantação do sistema, seja na área de infraestrutura, desenvolvimento, fluxos. E então, daqui a duas semanas voltamos para aplicar as soluções”, ressaltou Douglas.

Alberto Marcos, homem de pele branca e cabelos na cor castanho escuro. Ele usa óculos e veste camisa de botões na cor cinza.

De acordo com Alberto, muitas vezes, as soluções surgem de experiências já vivenciadas por outros tribunais. “O trabalho agora é verificar se já não há uma solução nacional. E se não existir, vamos criar solicitações ao CNJ, para que implemente. O que, obviamente, vai beneficiar qualquer outro tribunal do Brasil. A ideia é fortalecer a comunidade do Pje, fortalecer o desenvolvimento dele com essas visitas”.

O presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJES (CGTIC), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, ressalta a importância da iniciativa para o processo de transformação digital do Judiciário. “Uma mudança dessa escala, que é virtualizar o judiciário de todo o Brasil, apresenta obstáculos consideráveis. É elogiável a preocupação da ministra Rosa Weber no sentido de criar essa equipe para percorrer os estados, identificar problemas e apresentar soluções. Muito obrigado.”

Servidores em reunião na secretaria de tecnologia da informação do tjes.

Em todo o Espírito Santo, já foram distribuídos no sistema Pje, cerca de 700 mil processos de primeiro e segundo graus, ou seja, quase a metade do acervo total. Isso significa que, muito em breve, o estado terá mais processos tramitando em ambiente virtual do que no meio físico.

Vitória, 17 de novembro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo