Tribunal de Justiça lança Programa Foco em Resultado para agilizar gestão administrativa

A primeira reunião de acompanhamento do programa aconteceu nesta quarta-feira, em conjunto com encontro do Planejamento Estratégico.

Representantes de diversas áreas do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) se reuniram na tarde desta quarta-feira (15) para a realização da RAE, Reunião de Avaliação Estratégia, que permite o acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual para o período 2015-2020. Em conjunto, também aconteceu a reunião do Programa Foco em Resultado, idealizado pela Secretaria Geral do TJES.

O Programa Foco em Resultado é uma metodologia voltada à otimização da gestão administrativa, de forma a garantir a entrega de demandas prioritárias até o final da gestão do Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Annibal de Rezende Lima (biênio de 2016/2017), muitas delas alinhadas com o Planejamento Estratégico do órgão.

O “Foco em Resultados” também monitora as atividades e corrige possíveis desvios das demandas, bem como dirige seus esforços à entrega dos produtos estabelecidos em um Plano de Entregas, alertando as Secretarias a aproximação, cumprimento ou não dos prazos estabelecidos. Além disso, melhora a comunicação entre as áreas por meio de seus Pontos Focais, que são os servidores responsáveis pelo acompanhamento dos processos e, ainda, gera transparência ao utilizar painéis executivos e relatórios gerenciais, facilitando a visualização das entregas durante o biênio. O programa conta com um selo identificador que será adaptado aos processos relacionados às demandas contidas no Plano de Entregas deste biênio, dando legitimidade e visibilidade aos processos que devem tramitar prioritariamente.

Dentre as demandas listadas no Plano de Entrega já é possível enxergar resultados efetivos, como por exemplo, a implantação do Service Desk, a criação da Central de Agendamento de Veículos e as novas instalações do Fórum de Anchieta.

Todas as demandas buscam a melhoria da prestação do serviço público, a qualidade de vida do servidor e a redução dos gastos públicos, como foi o caso da Central de Agendamento de Veículos, em funcionamento desde setembro de 2016. Com a implantação da Central, houve a redução do número de veículos e do contrato de prestadores de serviço. Segundo o Secretário Geral, Marcelo Tavares de Albuquerque, “a redução dos contratos gerou economia anual de 2 milhões e 300 mil de reais”.

A entrega mais recente foi o Service Desk, que é o novo serviço de atendimento ao usuário de Tecnologia da Informação, lançado em fevereiro passado pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Annibal de Rezende Lima, para dar celeridade e melhorar a qualidade do serviço. Com o Service Desk, o atendimento ao usuário é feito de duas formas, por telefone, pelo número (27) 3334-2201, e pelo Catálogo de Serviços, disponível no site do TJES.

Já a nova sede do Fórum de Anchieta foi inaugurada no dia 16 de setembro do último ano. O Fórum agora tem quase 2.000 m2, o que permite aos juízes, promotores, advogados, defensores públicos e às partes um espaço mais amplo, mais acessível e adequado para atender os jurisdicionados da Comarca.

A emissão de certidão negativa online no Segundo Grau de Jurisdição, a redução considerável do tempo médio de análise de custos e despesas na Contadoria do TJES, e a redução do tempo médio da distribuição dos processos judiciários também figuram na lista dos projetos entregues.

Ao todo, mais de 30 projetos prioritários para a Administração são acompanhados pela equipe da Secretaria Geral, com o apoio dos gestores das áreas e dos Pontos Focais. Dentre as demandas a serem entregues, está o Sistema de Gestão Integrada que vai melhorar o fluxo de procedimentos em todas as Secretarias, permitindo a emissão de relatórios gerenciais e otimizando muitas rotinas que hoje são feitas de forma manual. A meta para o Biênio 2016/2017 é contratar o sistema e iniciar sua implantação, pois o projeto é considerado de longo prazo. O Sistema de Gestão Integrada conta com o apoio do Comitê de Governança da Tecnologia da Informação, presidido pelo Desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy.

Outra demanda que está em desenvolvimento é a regulamentação que visa à implementação da Resolução 219/2016, de edição do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a distribuição de servidores, de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo graus. Esta demanda está sendo desenvolvida pelo Comitê Gestor Regional, presidido pelo Desembargador Fernando Zardini Antonio.

Vitória, 15 de março de 2017

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do TJES
Texto: Elza Silva com informações da Secretaria Geral | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo