Os participantes vão atuar nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmicos, por meio de Círculos de Construção de Paz e de Conversação.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza nesta semana um curso para formar facilitadores que atuarão na prevenção e transformação de conflitos, por meio de Círculos de Construção de Paz e de Conversação. A formação começa nesta quarta (5) e vai ate sexta-feira, na Universidade Aberta do Brasil, em Vila Velha.
O curso é conduzido pela Juíza Titular da 1ª Vara de Infância e da Juventude de Vila Velha, Patricia Neves, e pela servidora Jaklane de Souza Almeida, que atua na mesma Vara. Para a Magistrada, o projeto é o caminho necessário para a comunidade readquirir a expertise de solucionar seus próprios conflitos. “A comunidade buscando seu caminho para a paz. E ao mesmo tempo, a efetiva implantação das redes de atendimento de todas as instituições”, explicou.
Participam da formação: policiais militares, guardas municipais de Vila Velha, professores e coordenadores municipais e estaduais de Vitória e Vila Velha, servidoras do Centro Especializado e da Secretaria de Direitos Humanos de Vitória, e advogada.
Além da parte teórica, com carga horária de 16 horas, os participantes também fazem a prática de estágio supervisionado, para que sejam capazes de utilizar os processos circulares nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmico, tendo em vista a transformação dos conflitos.
Para a secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Nara Borgo, uma formação como esta ė muito importante para o município, pois diariamente atendem pessoas que buscam na Casa do Cidadão uma solução consensual para seus conflitos. Nara também parabenizou o Tribunal de Justiça pela iniciativa e pelo convite para participar do curso.
Este ano já receberam o treinamento conselheiros tutelares de Vila Velha e Viana, professores das redes municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica; guardas municipais de Vila Velha, técnicos do Programa Estadual Integrado de Valorização à Vida (Proviv), advogados e psicólogos.
Vitória, 05 de abril de 2017
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Prefeitura de Vitória) | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br