Tribunal de Justiça promove evento de visibilidade em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência para homenagear colaboradores

Colaboradores da ONG CETEFE fazem sinal de LIBRAS, balançando as mãos abertas, significando palmas durante evento no salão pleno do TJES.

A celebração aconteceu no Salão Pleno, na tarde desta sexta-feira (29/09), numa parceria com o CETEFE.

Durante a tarde desta sexta-feira (29), colaboradores, magistrados, servidores e visitantes participaram do evento de visibilidade em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Tribunal de Justiça Espírito Santo (TJES) em parceria com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE).

Salão Pleno do Tribunal de Justiça.

A celebração, que aconteceu no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, teve o intuito de multiplicar o respeito e a conscientização acerca da inclusão de pessoas com deficiência. A apresentação foi feita pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), com tradução simultânea em português.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, lembrou que, em fevereiro de 2022, durante visita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), conheceu o projeto, que já funcionava no STJ.

Fabio Clem de Oliveira.

“A partir daquele momento, nós começamos a conhecer a CETEFE e, felizmente, no ano passado nós fizemos a contratação de 100 pessoas. Esse ano, já conhecedor da qualidade, da importância do trabalho dos envolvidos e, ainda, diante da necessidade de acelerar o máximo possível a nossa digitalização, nós contratamos mais 200 pessoas”, frisou o presidente do TJES, agradecendo a cada um e enfatizando a importância do trabalho prestado.

Representantes da ONG CETEFE durante evento no salão pleno do TJES.

O CETEF é uma ONG de assistência social sem fins lucrativos, focada na reabilitação, educação física, treinamento esportivo, inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, que, em parceria com o TJES, contratou profissionais com deficiência, em grande parte pessoas surdas, para digitalizarem processos da Justiça Estadual.

O juiz Ezequiel Turíbio, integrante da Comissão de Acessibilidade do TJES, ressaltou que muitos dispositivos da Constituição de 1988, do Código Civil e do Estatuto da Pessoa com Deficiência vieram da busca por uma sociedade mais justa e solidária, e muitas pessoas com deficiência, pais, organizações da sociedade civil lutaram por essa garantia de direitos.

Ezequiel Turíbio.

“Os direitos estão declarados na nossa constituição e nas nossas leis infraconstitucionais, mas agora é hora de dar concretude a esses direitos, não basta só declarar. Neste sentido, o Poder Judiciário, como órgão estatal, tem grande responsabilidade, uma responsabilidade de garantir os direitos de todos nós, de todos vocês, mas também tem que dar o exemplo, também tem que participar da construção da sociedade”, destacou o juiz de direito ao citar a iniciativa do Tribunal de Justiça que contratou cerca de 300 pessoas com deficiência para atuar na digitalização de processos.

Durante o evento, o público assistiu a quatro vídeos sobre a conscientização da campanha Setembro Azul e Setembro Verde, relatos de pessoas que trabalham na CETEFE e um agradecimento de todos os colaboradores da Associação.

Houve, também, um momento de interação e descontração com o WorkShop “Introdução à Libras: Sinais Básicos para Comunicação”, onde os participantes do evento puderam aprender algumas frases e palavras para se comunicar com pessoas surdas.

Colaboradores no processo de digitalização de processos ensinam sinais em LIBRAS para servidores do judiciário capixaba.

O coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz, parabenizou a equipe pelo esforço e coragem demonstrados frente a barreiras encontradas. Buaiz também expôs as metas alcançadas pelos profissionais, evidenciando um crescimento e sucesso no atendimento das demandas.

Fábio Buaiz.

“Vocês estão aqui porque são capazes, vocês estão aqui porque são profissionais em busca de uma oportunidade”, destacou Fábio Buaiz, ao elogiar a dedicação e a capacidade de trabalho dos homenageados.

Macrodesafios:

  • Garantia dos Direitos Fundamentais
  • Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 29 de setembro de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Layna Cruz e Elza Silva| imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo