Tribunal de Justiça vai inaugurar Centro de Memória na quinta-feira

Centro memoria 280

A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira, 02 de julho, no andar térreo do Palácio Renato de Mattos (sede do TJES).

O Centro de Memória do Poder Judiciário do Espírito Santo será inaugurado na próxima quinta-feira, 02 de julho.  A cerimônia, que será conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto, acontecerá às 17h30, no andar térreo do Palácio Renato de Mattos. Anexo ao Centro de Memória, também será inaugurado o Espaço Cultural, onde serão expostas obras de artistas capixabas. A primeira exposição contará com a participação da artista plástica Liza Tancredi.

O acervo do Centro de Memória será composto por objetos e documentos históricos, que registram a memória do Judiciário e do Estado. Entre os documentos que serão exibidos, há um artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890, um livro com a história dos presidentes do TJES de 1891 a 1995, além de um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720.

Os visitantes ainda encontrarão no Centro de Memória objetos como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa. Móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina também serão exibidos no local, que ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

O coordenador de documentação do TJES, Fabio Buaiz de Lima, explica que o acervo poderá ser atualizado permanentemente, sempre que algum material de relevância histórica for localizado nas Comarcas. O servidor ressalta que esses objetos e documentos “resgatam a história do Poder Judiciário desde o início, resgatam a história dos escravos, dos imigrantes, porque cada processo conta uma história, principalmente os processos mais antigos”. 

O magistrado responsável pela coordenação do projeto de memória do TJES, o juiz Getúlio Marcos Pereira Neves, destaca que esse trabalho de resgate histórico é feito para a população. “É importante que a população saiba não só o que temos feito recentemente, mas também o que foi realizado no passado. São mais de 120 anos de história do Tribunal no Espírito Santo”, contou.

Além do resgate histórico, a criação do Centro de Memória do Poder Judiciário do Espírito Santo também atende à Recomendação nº 37/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

Vitória, 29 de junho de 2015.

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Telefones: (27) 3334-2261

 

Andréa Resende 
Assessora de Comunicação do TJES 
(27) 3334-2262

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

 

Pular para o conteúdo