Tribunal já organiza palestras para orientar novos juízes

previdencia 280 copiarJá estão previstas duas palestras sobre a Previdência Complementar do Espírito Santo aos candidatos que serão aprovados no concurso.

previdencia copiarO Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já está organizando palestras a fim de orientar os futuros juízes que serão aprovados no concurso em andamento. Já estão previstas duas palestras com o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (Preves), Alexandre Wernersbach Neves, sobre o Regime de Previdência Complementar do Estado (RPC).

A primeira tem previsão para ocorrer no dia 19 de maio, às 9 horas, no Salão Nobre do TJES. Neste mesmo horário e local, está prevista para o dia 16 de junho uma segunda palestra sobre o tema. A Previdência Complementar, no âmbito do Poder Judiciário do Espírito Santo, foi instituída por meio do Ato Normativo nº 28/2014, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diário) no dia 06 de fevereiro de 2014.

A nova previdência alcança obrigatoriamente os servidores efetivos e magistrados nomeados a partir do início de funcionamento da Preves (05/02), que devem registrar sua opção para tomar posse. Para tanto, será necessário apresentar à fundação os seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou equivalente, comprovante de residência, laudo médico e carta de encaminhamento fornecida pelo setor de Recursos Humanos.

Com a nova previdência, o recolhimento de contribuição previdenciária permanece de 11% para o servidor e 22% para o Estado até o limite do teto do Instituto Nacional de Previdência Social, que hoje é deR$ 4.390,24. Acima desse valor, o recolhimento passa a ser de 8,5% tanto para o funcionário, como para o empregador, gerando economia para todas as partes.

O juiz auxiliar da Presidência do TJES, Rodrigo Cardoso Freitas, comenta sobre a iniciativa do Tribunal. “Há a expectativa do término do concurso e o Tribunal já se antecipa para orientar os novos juízes que forem aprovados. O objetivo é informá-los sobre o novo regime de previdência e auxiliar os novos magistrados na escolha prevista na legislação quanto ao regime previdenciário”.

O magistrado ainda destaca que aqueles candidatos aprovados que não puderem comparecer à primeira palestra podem assistir à segunda. “Outras palestras também serão agendadas futuramente, objetivando facilitar a participação de todos os candidatos que serão aprovados”, afirma. O juiz também frisa que o Tribunal ainda não disponibilizou um cronograma de nomeações pois aguarda a conclusão do concurso, em razão de cumprimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os candidatos que serão aprovados no concurso não precisarão se inscrever para as palestras. Mais informações poderão ser obtidas a partir desta quarta-feira, 30, pelo e-mail concursos@tjes.jus.br.

Vitória, 29 de abril de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo