Vara da Fazenda Pública Municipal da Serra fará negociação fiscal

A ação, parte da Semana Nacional de Conciliação, espera arrecadar mais de R$ 20 milhões em acordos.

Dentro da programação da Semana Nacional de Conciliação, a Vara da Fazenda Pública Municipal da Serra, por meio da juíza Telmelita Guimarães Alves, realizará, de 16 a 27 de novembro, a Pauta Concentrada de Execuções Fiscais 2015. A ação tem como principal objetivo levar uma solução mais rápida para os processos executivos fiscais, além de oferecer a oportunidade de um desconto de até 100% nas multas e nos juros para que o devedor possa cumprir seu compromisso.

Ainda de acordo com as especificidades da Lei Municipal n° 4.418/2005, que criou o Programa de Incentivo à Recuperação de Créditos – Fique Legal II, as dívidas negociadas poderão ser parceladas em até 60 vezes, sendo as resoluções efeitos do Ato Normativo nº 212/2015, publicado no Diário da Justiça em 23/09/2015. A Pauta Concentrada de Execuções Fiscais este ano, excepcionalmente, deverá acontecer na Prefeitura Municipal da Serra, em Serra Sede. Os horários de atendimento serão durante a manhã e a tarde, de segunda a sexta-feira.

Com uma meta de atendimento de 200 a 600 pessoas por dia, o esperado é que pelo menos 60% do público intimado compareça à Pauta. A ação também é aberta para os cidadãos que não receberam intimação, mas que têm interesse em negociar as dívidas referentes à ISSQN, IPTU, IIBI, além de taxas e multas.

Tendo como parâmetro o volume alcançado com ação realizada em 2014, este ano, dentre os débitos parcelados e os quitados de forma integral, o esperado é que sejam levantados R$ 20 milhões em acordos.

Membro do grupo de trabalho para estabelecer a Política de Conciliação de processos envolvendo Execuções Fiscais no Estado, coordenado pela desembargadora Janete Vargas Simões, a juíza Telmelita Guimarães Alves considera a ação muito importante para a diminuição do acervo processual da Vara, uma vez que, após o pagamento do débito em aberto, o devedor terá seu processo extinto no ato da quitação da dívida.

Ainda de acordo com a magistrada, no que se refere à aplicação desse modelo de ação em outras varas, a Pauta é um plano de ação eficaz que pode ser utilizado por qualquer Unidade Judiciária, e o magistrado que assim desejar poderá entrar em contato com Centros Judiciários de Conflitos e Cidadania, sob a coordenação da desembargadora Janete Vargas Simões. 

Acesse aqui a tabela de descontos para cada tipo de dívida municipal que será negociada.

Vitória, 14 de outubro de 2015. 

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Tiago Oliveira – tiaoliveira@tjes.jus.br

Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br

 

 

Pular para o conteúdo