APRESENTAÇÃO
Uma das principais metas da Gestão 2012/2013 do Tribunal de Justiça do Espírito Santo é instituir mecanismos que permitam uma maior proximidade entre o Poder Judiciário e os mais amplos setores da sociedade capixaba. Esta aproximação permite não só maior transparência às ações, como garante ao cidadão maiores condições de exercer o seu legítimo direito de acesso à Justiça, ao tempo que concede ao julgador uma visão mais próxima da realidade na qual sua decisão irá interferir.
Nesta direção, o Tribunal dá mais um passo com o projeto “VISITA MONITORADA”. Voltada para estudantes de Direito, a ação visa não só abrir ainda mais as portas do Judiciário à comunidade acadêmica, como também contribuir com a formação dos futuros operadores do Direito.
É sabido que o cotidiano do Tribunal sempre atraiu a atenção dos estudantes, especialmente das turmas de prática forense. O que se inaugura a partir de agora é o reconhecimento, por parte do Tribunal, dessa visita por meio de sua institucionalização, qualificando-a do ponto de vista formativo, com palestras e entrega de material sobre o funcionamento do Tribunal.
Que este projeto efetive uma aproximação profícua entre o Judiciário e a academia e assim possa contribuir com o fortalecimento de nossas instituições.
Pedro Valls Feu Rosa
Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo