15 de maio – Dia do Assistente Social

 
Celebra-se no dia 15 de maio como o Dia do/a Assistente Social. Profissional mais do necessário para a defesa dos direitos humanos, o Assistente social tem como principal desafio compreender a realidade dos indivíduos, construindo propostas de trabalhos adequados com às suas necessidades. Ele atua na garantia dos direitos do cidadão, através da mobilização dos recursos da comunidadevia políticas tanto nas esferas públicas quanto privadas e em organizações não governamentais (ONGs).
 
A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da clase. A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Atualmente existem no Brasil cerca de 110 mil assistentes sociais inscritos/as nos CRESS em exercício profissional.
 
O Serviço Social no Espírito Santo
 
Na lei, o Assistente Social precisa ter formação acadêmica e registro no Conselho Regional do Serviço Social. Aqui no estado quem orienta e fiscaliza o exercício da profissão é o CRESS 17ª Região/ES. Criado no ano de  1984 e com sede na cidade de Vitória, o CRESS 17 é a entidade que zela pelo livre exercício da profissão e impõe as sanções previstas no Código de Ética Profissional do Assistente Social.
 
Dia do Assistente Social
 
 
 
Fonte:Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
 
 Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS