25 de novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue

 
 
Celebra-se no dia 25 de Novembro, o Dia  Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada  pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.Os conceitos de solidariedade e cidadania são presentes em todas as ações dos voluntários.  Hemocentros e  bancos de sangue de todo o país necessitam manter os estoques adequados de sangue. Pense nisso !
 

Quem pode doar: pessoas com peso – de no mínimo – 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Confira a lista dos hemocentros do país

Fonte: Ministério da Saúde 

CARD DOADORES SANGUE 25 NOV 2014s

 

Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS