Abertas inscrições para a Mostra CineMarias sobre o combate à violência contra a mulher

Frame do filme "O percurso do fim".

Podem ser inscritos filmes brasileiros dirigidos por mulheres, com duração de até 25 minutos.

O projeto CineMarias, que conta com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, está com inscrições abertas até 16 de junho para filmes dirigidos por mulheres. As produções serão exibidas na 1ª Mostra CineMarias – Corpo é Território, que acontece de 1 a 3 de setembro, no Cine Metrópolis, na Ufes.

Podem ser inscritos filmes brasileiros dirigidos por mulheres cis, trans, travestis e não-bináries produzidos a partir de 2018, com duração de até 25 minutos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido. As realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias.

Com o tema “Corpo é Território”, a mostra propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa. O evento contará com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.

Na ocasião, ainda será realizada a Sessão Especial CineMarias com obras produzidas a partir do LAB Audiovisual, uma experiência de educação imersiva para jovens entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória, que aprendem desde a criação coletiva do roteiro, passando pela linguagem, edição e oficina prática de filmes.

Serviço:

Seleção de filmes para a 1ª Mostra CineMarias – Corpo é Território

Inscrições: www.cinemarias.com.br

Prazo: até 16 de junho

Curtas-metragens: filmes de até 25 minutos finalizados a partir de 2018 por mulheres brasileiras.

Troféus: para o filme mais bem colocado na 1A Mostra CineMarias – Corpo é Território

Saiba Mais:

O CineMarias tem o intuito de dar voz às jovens cineastas, trazer narrativas inéditas para as telas e fomentar a autonomia e a participação de mulheres na escrita e na direção de suas próprias histórias.

O patrocínio é da ArcelorMittal, com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e do programa Agenda da Mulher da Vice-governadoria do Estado do Espírito Santo.

A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Vitória, 12 de maio de 2022

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Tais Valle com informações da Lúdica Audiovisual |tspenedo@tjes.ju.br

Maira Ferreira

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br