Asssistente Social do TJES participa de debate em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

O assistente social Valdécio Carlos da Silva Júnior, servidor do judiciário capixaba, homem negro com cabelos na cor preta e camiseta na cor preta.

O evento online aconteceu na tarde dessa terça-feira, 17/5.

O assistente social Valdécio Carlos da Silva Júnior, servidor do Poder Judiciário do Espírito Santo, participou, nessa terça-feira (17/5), de um debate virtual sobre os desafios de profissionais do Serviço Social diante do atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Júnior, que também é pesquisador e mestrando em Serviço Social da PUC-SP, falou sobre o depoimento especial de crianças e adolescentes, instituído pela Lei nº 13.431/2017, segundo a qual, o procedimento de oitiva de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência perante autoridade policial ou judicial deve ser realizado em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade e os resguarde de qualquer contato, inclusive visual, com o suposto autor ou acusado ou qualquer pessoa que represente ameaça, coação ou constrangimento.

O evento foi promovido pela Faculdade Paulista de Serviço Social em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social, em alusão ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrado nesta quarta-feira, 18 de maio.

Também participaram da programação a assistente social da Marinha do Brasil e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Daiane da Silva Pacheco, e a vice-presidente do CRESS-SP e doutora em serviço social pela PUC-SP, Francilene Gomes Fernandes. O debate foi mediado pela professora Maria Lúcia Rodrigues.

Segundo a organização, “o evento faz parte de um conjunto de debates que tem por objetivo capacitar profissionais e estudantes para apreender a construção histórica da violência doméstica contra crianças e adolescentes, seu significado na estrutura social e familiar e as possibilidades de intervenção no exercício profissional do Serviço Social”.

O encontro ainda pode ser conferido no Canal Nemess Complex e está disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=JQFY68K3lOY.

Macrodesafios:

Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas

Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 18 de maio de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br