Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJES lança cartilha “Tribunal mais acessível”

Capa da cartilha "Tribunal mais acessível"

A cartilha, criada com o objetivo de apresentar os principais direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, está disponível no site do TJES.

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) lançou, na última sexta-feira (03), a cartilha “Tribunal mais acessível”, um importante material que pode ser consultado por magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, bem como por qualquer cidadão, enfim, todos aqueles que podem fazer com que o Poder Judiciário seja mais acessível.

O Poder Judiciário Estadual (PJES) tem o compromisso de assegurar o exercício dos direitos, deveres e liberdades das pessoas com deficiência ou modalidade reduzida, para que seja garantido a todas as pessoas uma solução adequada, acessível, rápida e efetiva dos conflitos apresentados à justiça. Visto isso, a cartilha foi criada com o objetivo de apresentar os principais direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A servidora Renata de Souza Santos, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, afirmou que a pandemia do novo coronavírus deixou ainda mais evidente o fato de que a informação não chega a todos ao mesmo tempo, sem que ela esteja acessível a todas as pessoas.

“Nossa proposta é que a informação seja disponibilizada em formatos acessíveis de forma que todos tenham acesso à informação ao mesmo tempo”, finaliza Renata.

Além de todo conteúdo textual em português, o material apresenta conteúdo audiovisual com narração e legenda produzidos pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES. E, em parceria com tradutores intérpretes de libras do curso letras-libras da UFES, foi possível transmitir o conteúdo também em libras (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas sinalizadas.

A cartilha “Tribunal mais acessível” possui uma linguagem simples, com exemplos e orientações de uma cultura anticapacitista e de acesso à justiça, que permitirá que o PJES possa construir uma cultura ainda mais acessível, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente com a eliminação de barreiras nas atitudes.

O material em formato pdf está disponível no Portal da Transparência, no site do TJES, podendo também ser acessado pelo link a seguir: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/tribunal-mais-acessivel.pdf

Vitória, 06 de dezembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thayná Bahia (com informações da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão) | tbsimoes@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br