Tocando em Frente

O projeto Tocando em Frente surgiu do atendimento da Defensoria Pública em outro projeto desenvolvido pela VEP em parceria com a instituição, o projeto A Galeria Tem Voz.

Durante os atendimentos jurídicos aos reeducandos, um deles questionou a defensora sobre a possibilidade de existir um projeto voltado para a música e, ao longo dos outros atendimentos, percebeu-se que muitos apenados tinham esse interesse e até mesmo o dom musical.

No início do projeto foram contemplados os reeducandos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), visto que a mesma possuía os instrumentos musicais necessários para o desenvolvimento das atividades. O projeto, portanto, insere os reeducandos em atividades musicais, que contemplam voz, violão e outros instrumentos como piano e percussão.

Os reeducandos tiveram aulas de forma online, em virtude da pandemia, com professores voluntários duas vezes por semana. No entanto, atualmente eles praticam dentro da unidade de forma autônoma, uma vez os integrantes já possuem noções básicas sobre os instrumentos, possibilitando que os próprios internos se ajudem na evolução musical.

Eles praticam entre 3 (três) a 4 (quatro) horas por dia, possibilitando que tenham a remição da pena, em virtude da nova Resolução 391 do CNJ.

A ideia, no início do projeto, era que os reeducandos formassem um grupo musical para participar de eventos diversos, como recitais, teatros públicos, aberturas de solenidades, entre outros. No entanto, devido à pandemia, ainda não foi possível realizar atividades fora da unidade prisional.

Dentro da unidade prisional os reeducandos já participaram de algumas solenidades, como a cerimônia de entrega de tornozeleiras para o semiaberto harmonizado, a entrega de livros para a unidade prisional de iniciativa da comunidade civil, formatura de cursos profissionalizantes de outros reeducandos, entre outros.

Os participantes criaram uma música autoral com o nome do projeto, demonstrando que o talento muitas vezes fica escondido dentro das unidades prisionais em virtude da falta de oportunidade. Vejamos:

“Uma luz brilhando no meu caminho

Esta esperança me fortalece para lutar

O que passou não mais lembrar

Tocando em frente à minha vida segue sem parar

Só restou lembrança no meu pensamento quando criança

Sem nenhum envolvimento jogava bola

Que maneiro era viver aqueles momentos

Não ouvindo e achando que tinha razão

Trilhando um caminho totalmente de ilusão

A consequência do meu erro me trouxe a prisão

Longe da família vivendo uma solidão

Muitos diziam que para mim não tinha mais jeito

Que não acreditava na ressocialização

Nós somos um fruto do projeto tocando em frente

Pare e escute essa nossa canção

Eu bem sei

E sei que em meio as lágrimas correntes registrei e encontrei projeto tocando em frente

Que nos ensina, nos inspira em meios as artes musicais

Dizendo para todos que somos capazes

Que outra tocava para trás agora toca para frente

Amigo de toda gente

O que passou passou

Ficou para trás

Olhando para frente sempre promovendo a paz”.

 

Como já mencionado, o projeto apenas contemplou os reeducandos da PSVV, tendo em vista a necessidade de instrumentos musicais para o desenvolvimento das atividades. Dessa forma, caso você queira fazer a doação de algum instrumento ou até mesmo tenha interesse em ministrar aulas de músicas para os reeducandos, entre em contato pelo instagram @projetosvep ou se dirija ao gabinete do juízo, no 4º andar do Fórum de Vila Velha, em Boa Vista.