Projetos – CSPS

PROJETO OFI-CINE

A Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) – com o propósito de prevenir doenças e promover a saúde dos trabalhadores do PJES – criou, em 2021, o projeto “OFI-CINE” que visa promover um espaço de trocas de vivências, aprendizados e experiências entre os seus participantes.

De forma lúdica, o OFI-CINE busca suscitar debates, reflexões e questionamentos sobre diversos assuntos relacionados ao mundo do trabalho norteados por algum conteúdo audiovisual que aborde, de alguma forma, a temática escolhida para cada encontro. Tal projeto da CSPS possui o formato híbrido, com duração máxima de 2 horas, cabendo ao participante escolher – no ato da inscrição – a forma a qual quer participar dele: online ou presencial, além de contar com a emissão de Declaração de Comparecimento aos presentes.

PROJETO RODA DE CONVERSA

Com o projeto Roda de Conversa, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) visa disponibilizar espaços de diálogo nos quais os trabalhadores e seus familiares possam trocar experiências, vivências, informações e refletir acerca de temas relevantes que afetam suas condições de vida e de trabalho, ampliando as temáticas abordadas ao trazer temas mais específicos, atuais e referentes a aspectos/problemas cotidianos (as) comuns à sociedade que direta e/ou indiretamente podem impactar o mundo do trabalho.

Com duração máxima de 2 horas, o Roda de Conversa assume o compromisso de abordar temas mais sensíveis e sérios sempre de forma respeitosa e cuidadosa. De fato, pensando nisso, a fim de enriquecer o debate com conhecimentos teóricos e, principalmente, experiências práticas e vivências profissionais sobre a temática escolhida para cada projeto, sempre serão convidadas pessoas com referência na área. Tudo isso sob uma ótica multidisciplinar, havendo a participação dos técnicos da CSPS das áreas de: psicologia, enfermagem e serviço social.

O projeto Roda de Conversa é voltado para a participação dos trabalhadores do Poder Judiciário do Espírito Santo e seus familiares, havendo a emisão de Declaração de Comparecimento aos presentes.