Mais de 20 servidores do Poder Judiciário participam de curso de mediação judicial

Grupo de servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo participando um curso de mediação judicial.

Ao final do curso, participantes entram para o Cadastro de Mediadores do TJES, quando estarão aptos para atuarem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos.

Cerca de 20 servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo participaram, esta semana, de um curso de mediação judicial. A formação teórica, que terminou nesta quarta-feira (12), teve início na última quinta (06). A próxima etapa do curso é a parte prática, que começa na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 05/07 (sexta-feira), das 8 às 18 horas.

A assessora da Corregedoria Geral da Justiça Daniela Laranja de Souza, contou que o curso superou suas expectativas. Para a servidora, a mediação é o futuro do Judiciário, pois é um importante meio para resolver os conflitos de uma forma mais rápida, mais célere.

O analista judiciário especial que atua no Juízo de Vila Velha, José Luiz Carminati, também considerou muito importante o aprendizado obtido no curso de mediação, por ser uma “nova ferramenta da Justiça brasileira, que possibilita a redução dos conflitos de forma direta, ouvindo os principais interessados, buscando solução e evitando a judicialização desses conflitos”, destacou o servidor.

Ao final da formação, os participantes entram para o Cadastro de Mediadores do TJES, quando estarão aptos para atuarem como voluntários nos CEJUSCs do Poder Judiciário Estadual. As mediações podem ser realizadas tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.

A oficial de Justiça Débora Romão de Araújo, que também participou do curso, ressaltou que a parte teórica, ministrada pelas instrutoras Jussiara dos Santos Martins de Souza, Lavínia Vieira de Andrade Waichert Lyrio e Paula Morgado Horta Monjardim, realmente qualifica os participantes para a parte prática da mediação. A expectativa da servidora é que as informações importantes recebidas até o momento possam ser aplicadas tanto no âmbito profissional, como nas demais situações vivenciadas em seu dia a dia.

Atualmente, o TJES possui mais de 130 mediadores judiciais cadastrados, entre servidores e outros profissionais, que reforçam a política de pacificação social e de solução de conflitos de forma consensual entre as partes.

Como funciona

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. A Mediação pode ser realizada tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.

Vitória, 12 de junho de 2019

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br