Reeducandos de Vila Velha participaram de curso sobre Comunicação Não Violenta

grupo de reeducandos do sistema prisional sentados em cadeiras formando um círculo assiste a uma

A iniciativa foi realizada pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha em parceria com a ONG Base Colaborativa.

Ao longo desta semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta (PSVV) e da Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV) participaram de um Curso de Comunicação Não Violenta. A iniciativa foi promovida pela Vara de Execuções Penais (VEP) em parceria com ONG Base Colaborativa, associação que atua há 10 anos no setor social em todo o país.

A juíza titular da VEP, Patrícia Faroni, explicou que a ideia surgiu quando a ong concedeu 5 vagas em um curso online para os internos da PSVV. Ao final da capacitação, os instrutores decidiram realizar as práticas restaurativas de forma presencial dentro das unidades.

O curso, que durou 3 dias, foi um espaço de diálogo, uma roda de conversa, para os internos falarem sobre suas histórias, compartilhar angústias e aprendizados. Uma das dinâmicas levou os participantes a refletirem sobre a criança que existe em cada um de nós.

“A minha criança me entendeu, pediu desculpa para mim, porque ela passou por uma fase difícil, em que queria gritar para o mundo, ser reconhecida. Estou mais leve, satisfeito”, contou um dos participantes.

De acordo com instrutores do curso, Cindy Carbonari e João Nikolas Guimarães, a intenção é de que esse seja só o começo de um projeto maior, que promova mais turmas presenciais e online nas unidades do ES e em outros estados.

Para o supervisor das Varas Criminais e de Execuções penais do TJES, desembargador Fernando Zardini, “esta é mais uma iniciativa em que o Poder Judiciário do ES, em pareceria com organizações não governamentais, busca, através de mecanismos de comunicação não violenta, proporcionar a reinserção de internos do sistema prisional capixaba, de forma plena, por ocasião do seu retorno ao convívio social”.

grupo de educandos do sistema prisional possa para foto.

Vitória, 23 de julho de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br