Sistema Painel de Gestão que auxilia juízes no gerenciamento das Varas recebe melhorias

Homem de camisa azul opera um computador

A atualização está disponível para os usuários desde a última quinta-feira (07/11).

O Sistema Painel de Gestão, ferramenta que auxilia os gestores no gerenciamento das unidades judiciárias, recebeu melhorias, desde o seu lançamento em setembro deste ano. Agora, a plataforma passa a abranger também os processos cadastrados no Projudi, além dos sistemas Ejud e PJe, já alcançados anteriormente. A atualização está disponível para os usuários desde a última quinta-feira (07/11).

O aperfeiçoamento traz mais confiabilidade para as informações disponíveis na ferramenta, onde os juízes podem identificar os pontos de congestionamento de processos e definir estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional. Isso porque, os dados podem ser visualizados por meio de gráficos, o que possibilita ao gestor definir quais as melhores estratégias para lidar com o aumento de demandas relativas a determinada classe de processos, por exemplo.
O sistema foi lançado no dia 13 de setembro de 2019, com a presença de diversos magistrados, já com a perspectiva de aprimoramento constante. Atualmente, os usuários podem enviar sugestões e críticas pela Central de Serviços, disponível na intranet, após inserção de login e senha.

Na época, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, ressaltou a importância da entrega, porque permite aos magistrados conhecerem os dados das suas unidades judiciárias, ao mesmo tempo que podem, com base nessas informações, adotar procedimentos julgados convenientes para a melhoria e celeridade da tramitação processual.

O Painel de Gestão é dividido em dois ambientes. O primeiro é denominado “Gestão da Vara” e apresenta dados gerais relevantes para o controle de cada unidade judiciária como, por exemplo, a quantidade de processos distribuídos, conclusos, parados no cartório, além do número de sentenças, decisões e despachos. Todas as informações são compiladas e exibidas por meio do sistema de informática Business Intelligence (B.I).

O segundo ambiente, chamado de “Medidas do CNJ”, traz os dados compilados conforme os parâmetros utilizados pelo Conselho Nacional de Justiça na análise estatística de todos os Tribunais Brasileiros. É possível saber, por exemplo, a taxa de congestionamento, os casos novos, os pendentes, os baixados, de acordo com a métrica determinada pelo CNJ, e acompanhar se as metas estão sendo cumpridas. E ainda há um botão de Informação, simbolizado pela letra “I”, que direciona o usuário para um glossário com a definição daquela determinada medida, para melhor compreensão.

O Painel de Gestão foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação: Carlos Vinícius Arimatea, secretário de TI; Luiz Borges, coordenador de Desenvolvimento; e os servidores Carlos Henrique Correia, Chales Moreira, Gabriela Tavares, Bruno Parreira e Alamir Louro. E, ainda, contou com o apoio dos servidores do Núcleo de Estatística: Magno Neto, Ana Clara Guedes e Rita Almeida.

Vitória, 08 de novembro de 2019

 

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