Sistema Processo Judicial Eletrônico vai ganhar versão mais recente neste mês de julho

detalhe de mãos femininas digitando em um laptop, na tela vê-se a marca do PJE.

A migração acontecerá de 27 de julho a 11 de agosto, quando será feita uma parada programada para a atualização do sistema.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, autorizou a instalação da versão mais recente do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as unidades judiciárias de 1º Grau e Turma Recursal, que atualmente já utilizam o sistema na Justiça Estadual. O Ato Normativo nº 93/2019, que disciplinou a adoção da versão 2.1.1.0 e a migração do sistema Pje, foi disponibilizado no Diário da Justiça (e-diario) nesta terça-feira, 09.

Para que a atualização da nova versão ocorra, o sistema terá uma parada programada no Poder Judiciário do Espírito Santo a partir do dia 27 de julho (sábado). Dessa forma, todos os serviços do PJe ficarão indisponíveis durante a manutenção, que será realizada até o dia 11 de agosto (quinta-feira), podendo retornar antes do prazo previsto.

Entretanto, os prazos dos processos que tramitam no PJe ficarão suspensos, preventivamente, no período de 27 de julho a 11 de agosto, mesmo que a conclusão dos trabalhos de migração sejam antecipadas. “Isso não vai acarretar prejuízos pois, excepcionalmente, serão admitidos peticionamentos na forma física, para evitar que haja perecimento de qualquer direito durante a suspensão dos prazos”, explicou o juiz Assessor da Presidência do TJES, Paulo César de Carvalho.

A nova versão vai ter um layout diferente e agregar tecnologias mais avançadas com o objetivo de melhorar a usabilidade por usuários internos e externos. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TJES, Carlos Vinícius de Arimatéa, uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estará no Estado na primeira semana de agosto para dar todo o suporte tanto em relação à infraestrutura, quanto ao fluxo dos processos.

Na sequência, a partir do dia 15 de agosto, terá início um treinamento para que magistrados e servidores saibam operar a nova plataforma. A expectativa é de que até o final deste ano o PJe esteja funcionando plenamente em 2º Grau, para os processos de agravos de instrumento.

Eventuais dúvidas e impactos decorrentes da atualização da versão do sistema PJe deverão ser reportados, exclusivamente, à Central de Atendimento da Secretaria de Tecnologia da Informação pelo telefone (27) 3334-2201.

Vitória, 09 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br
Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br