Solenidade de premiação do mérito William Couto Gonçalves aconteceu nesta sexta-feira, 03

Autoridades do judiciário estadual na sala de sessões do TJES.

Evento que premiou 92 unidades judiciárias que se destacaram no cumprimento das metas do CNJ foi transmitido ao vivo no canal do TJES no youtube.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo premiou, na manhã desta sexta-feira (03/12), com o “Mérito Jurisdicional William Couto Gonçalves”, 92 unidades judiciárias que se destacaram na implementação de boas práticas de gestão e pela eficiência no exercício de suas atividades jurisdicionais e administrativas durante o ano de 2020.

A cerimônia, realizada de forma híbrida em razão da pandemia, foi presidida pela desembargadora Janete Vargas Simões, coordenadora do Grupo de Trabalho de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no TJES, e transmitida ao vivo no canal do TJES no youtube.

A solenidade contou ainda com a participação presencial do desembargador Fabio Clem de Oliveira, presidente eleito do TJES para o próximo biênio, do juiz gestor da meta 2 do CNJ, Marcelo Feres Bressan, do desembargador substituto Délio José Rocha Sobrinho, do secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, da presidente da Amages, juíza Marianne Júdice de Mattos, da servidora que compõe o Grupo de Trabalho do cumprimento das metas do CNJ, Rita de Cássia Barcellos de Almeida, magistrados e servidores.

Impossibilitado de comparecer em virtude de um compromisso institucional assumido anteriormente, o presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, enviou um vídeo para ser apresentado na solenidade, em que parabenizou todos que receberam o prêmio, também lembrando das dificuldades enfrentadas por todos os integrantes do Poder Judiciário durante o biênio, principalmente em razão da pandemia da covid-19.

“Tenho certeza de que todos os premiados deram o seu suor, sua criatividade, seu tempo, arriscaram a sua saúde, abriram mão do seu conforto e agora engrandecem o Poder Judiciário Capixaba. Diante de tudo isso, quero deixar o meu muito obrigado e meus parabéns a todos”, destacou o presidente.

O juiz de direito Marcelo Feres Bressan deu as boas vindas aos participantes e parabenizou o desempenho de magistrados e servidores: “Esse é o primeiro ano que a nossa premiação reflete um ano de pandemia. Então, quem está aqui, recebendo essa homenagem, se esforçou, superou as dificuldades de pandemia, do momento em que ficamos com os fóruns fechados, do momento inicial de transição para as audiências virtuais, o apoio das novas tecnologias, enfim, foi difícil, mas os senhores se superaram, dignificando o nome do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e nós do grupo de metas temos só a agradecer a todos pelo empenho. Muito obrigado!”

O filho do desembargador William Couto Gonçalves, Érico Figueiredo Gonçalves, participou de forma virtual da solenidade. Agradecendo o reconhecimento em nome da família do desembargador, destacou: “Parabenizamos todos os agraciados com o prêmio, que serve de motivação a magistrados, servidores e estagiários e quem ganha com isso é a sociedade como um todo, todos os jurisdicionados ganham com servidores e magistrados motivados. Agradecemos à desembargadora Janete Vargas Simões e a todo Tribunal de Justiça.”

O desembargador Fábio Clem de Oliveira também cumprimentou a todos , destacando a importância da premiação “o desembargador William Couto Gonçalves foi meu colega de concurso, um dos melhores currículos que a magistratura estadual tinha em seus quadros, lamentavelmente faleceu precocemente, e hoje aqui é representado por um dos seus filhos, Érico Gonçalves. Essa é uma forma de resgatar essa boa lembrança, essa boa relação de amizade e admiração que todos nós juízes nutríamos pelo desembargador William Couto Gonçalves”.

A presidente do grupo de trabalho para planejamento, acompanhamento das metas, desembargadora Janete Vargas Simões, agradeceu a todos os envolvidos no cumprimento das metas: “Em 2016, o Tribunal de Justiça instituiu a premiação William Couto Gonçalves. Essa é a nossa quarta premiação. O ano de 2020 foi um ano totalmente atípico porque tivemos a pandemia. A todos aqueles que conseguiram vencer as dificuldades e acompanhar as metas estabelecidas pelo CNJ, os nossos parabéns. Se assim conseguiram, foi com a união de esforços, solidariedade, empatia e determinação. Não há desmerecimento àqueles que não conseguiram porque foi um período diferenciado, as dificuldades são muitas e foram acentuadas pela pandemia. Para os que não conseguiram, fica o agradecimento pelo esforço e certeza de que na próxima avaliação estarão aqui comigo. Aprendemos juntos no ano de 2020 e com certeza aprenderemos muito mais nos anos vindouros. Nossa palavra é de gratidão pelo empenho, determinação e alegria de conquistar o prêmio William Couto Gonçalves.”, destacou a magistrada, citando que foram premiados 92 unidades, 105 magistrados, 430 servidores e 438 estagiários..

Durante a solenidade, foi anunciado que os diplomas serão encaminhados às respectivas unidades judiciárias vencedoras.

O Ato nº 395/21, que traz a listagem completa das unidades que cumpriram as Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020, foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.

Clique no link a seguir para conferir as unidades, magistrados, servidores e estagiários premiados: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/images/PREMIA%c3%87%c3%83O_MERITO_-_REF_2020.pdf

Saiba mais

O Prêmio Mérito Jurisdicional William Couto foi instituído por meio da Resolução nº 18/17 para incentivar e reconhecer o trabalho diário e contínuo desenvolvido pelos integrantes do Poder Judiciário do estado. A premiação também é uma homenagem in memoriam ao desembargador William Couto Gonçalves, que atuou no Tribunal de Justiça do Espírito Santo entre os anos de 2010 e 2015.

Vitória, 03 de dezembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br