Sede do Tribunal de Justiça do Estado adere à campanha novembro azul

O movimento incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

O prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá, em Vitória, ficará iluminado na cor azul, durante todo o mês de novembro, em razão do movimento de conscientização para os cuidados com a saúde dos homens. A iluminação azulada da fachada e das laterais do edifício foi obtida por meio de refletores de LED coloridos, providenciados pela Secretaria de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamentos do TJES.

O movimento “Novembro Azul” começou em 2003, na Austrália, para chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, como o câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Segundo o Ministério da Saúde, para 2018, a estimativa era de mais de 68 mil novos casos, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Portanto, na presença de sinais e sintomas, o recomendado é a realização de exames.

Essa iniciativa pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.

Vitória, 08 de novembro de 2019

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações do Ministério da Saúde | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br