TJES e prefeitura de Apiacá firmam convênio para digitalização de processos

presidente do TJES, desembargador Pedro Valls, juiz Evandro Coelho e prefeito de Apiacá seguram convênio

A iniciativa vai trazer agilidade na tramitação e economia de recursos

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o juiz diretor do Foro de Apiacá, Evandro Coelho de Lima e o prefeito de Apiacá, Fabrício Gomes Thebaldi, celebraram, na última semana, um convênio para atuação conjunta na digitalização de processos no município.

A iniciativa atende ao programa Juízo 100% Digital para que todos os feitos passem a tramitar de forma virtual, trazendo mais eficiência e celeridade aos processos. Para o prefeito, a parceria é uma grande oportunidade, que beneficiará advogados e comunidade, trazendo economia de recursos, dispensando o uso de tinta, impressora, veículo, motoristas e servidores para a retirada e a devolução de processos ao Judiciário.

“Quando começamos a trabalhar a questão da informática, havia uma série de equipamentos a serem distribuídos. Tradicionalmente isso começava pelo tribunal e aos poucos ia chegando às comarcas do interior. Mas o presidente Fabio Clem falou, vamos inverter e começar pelas pequenas. Tem sido defensor de toda e qualquer comarca como sendo referência para cidadania, e dignidade para as populações”, elogiou o desembargador Pedro Valls.

“Todas as vezes que sentamos para conversar sobre processo eletrônico, não sabíamos onde poderíamos chegar, o que poderíamos conseguir. Mas, nesse ambiente de colaboração, a coisa vem tomando uma força, um rumo, em um clima muito agradável de trabalhar. Me dispus a dar apoio irrestrito a essa área de tecnologia da informação. Cada um ajuda na proporção que pode. O importante é somar as forças e criar essa corrente positiva de ideias”, destacou o presidente do TJES.

Macrodesafios:

Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados

Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

 

Vitória, 15 de agosto de 2022

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br