Celebra-se no dia 25 de Novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.Os conceitos de solidariedade e cidadania são presentes em todas as ações dos voluntários. Hemocentros e bancos de sangue de todo o país necessitam manter os estoques adequados de sangue. Pense nisso !
Quem pode doar: pessoas com peso – de no mínimo – 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Confira a lista dos hemocentros do país
Fonte: Ministério da Saúde
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS