Vídeo do Programa “Maria da Penha Vai” divulga atendimento às vítimas de Violência Doméstica

Esta é apenas uma das ações virtuais do grupo de trabalho para levar informação a mulheres em tempos de isolamento social.

O grupo de trabalho do programa “Maria da Penha Vai”, que desenvolve ações integradas de prevenção e combate à Violência Doméstica e Familiar no município de Vitória, compartilhou nesta sexta-feira (08), nas redes sociais, um vídeo divulgando os serviços de atendimento que estão disponíveis às vítimas durante o isolamento social.

Nas imagens, integrantes da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Secretarias Municipais, Guarda Municipal de Vitória e Movimentos de Mulheres, seguram cartazes com mensagens de apoio, telefones e endereços para que as vítimas de violência saibam onde e como denunciar:

“Sabemos que estar em casa nem sempre significa estar segura. Então fizemos este vídeo pra te ajudar. Ou para você ajudar outra mulher que está sofrendo. Lembra que você não está sozinha. Existe toda uma rede de serviços pra te ajudar”, dizem as mensagens.

A juíza titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, Brunela Faustini, explica que o compartilhamento do vídeo nas redes sociais tem o intuito de dar maior alcance às informações sobre os serviços de atendimento disponíveis:

“Comparando as estatísticas deste ano, durante o período de isolamento, com o anos anteriores, percebemos que houve uma aumento dos casos de agressão. Porém, com uma subnotificação, uma diminuição dos pedidos de medidas protetivas. Isso porque as mulheres estão dentro de casa com os agressores e, principalmente, porque não sabem para onde se dirigir”, destaca.

De acordo com magistrada, esta é apenas a primeira ação virtual do programa “Maira da Penha Vai”:

“Queremos oferecer uma proteção mais efetiva para todas as mulheres que estão em isolamento, sobrecarregadas, com dificuldades financeiras e com seu agressor dentro de casa. Mas, não podemos fechar os olhos para a enorme gama de mulheres que não tem celular ou internet. Por isso, o grupo também está elaborando novas estratégias para alcançar quem não tem acesso a essas tecnologias”, disse.

Assista aqui ao vídeo.

Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar em Vitória

Boletins e Pedidos de Medida Protetiva:

Centros de Referência de Atendimento à Mulher

  • Vitória- CRAMSV
    (27) 99520-1927
  • Vila Velha – CRAMVIVE
    (27) 99873-6346
  • Serra – Secretaria das mulheres
    (27) 99836-2909
  • Cariacica
    (27) 3346-6320

Denúncias

  • 190 Polícia
  • 180 (Central de Atendimento à Mulher)
  • 181 (Disque-denúncia)
  • 156 Guarda Municipal de Vitória
  • Vitória, 08 de maio de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo