O evento gratuito trará especialistas para discutir como os distúrbios do sono, dificuldades para dormir e alterações hormonais impactam significativamente a saúde e o bem-estar feminino.
A 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória consolida sua atuação para além do âmbito jurisdicional com o projeto Papo de Primeira, iniciativa que desde outubro de 2024 tem promovido encontros mensais abertos tanto para jurisdicionados quanto para toda a comunidade capixaba. Em continuidade à programação, o Papo de Primeira realizará nesta sexta, 28 de março, às 13h30, no Auditório da Casa do Cidadão de Vitória, a palestra “Apneia do Sono em Mulheres: Um Alerta para a Qualidade de Vida”.
O evento gratuito trará especialistas para discutir como os distúrbios do sono, dificuldades para dormir e alterações hormonais impactam significativamente a saúde e o bem-estar feminino. A discussão será conduzida pela Dra. Marcela Arrabal, dentista especializada em sono, implantodontista, periodontista e reabilitação oral, e pela Dra. Mariana Carrera Arrabal, ginecologista, obstetra e especialista em climatério – profissionais que abordarão o tema sob uma perspectiva multidisciplinar, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Serviço:
• Evento: Palestra “Apneia do Sono em Mulheres: Um Alerta para a Qualidade de Vida”
• Data: 28 de março de 2025
• Horário: 13h30
• Local: Auditório da Casa do Cidadão de Vitória
• Entrada: Gratuita
• Público-alvo: Mulheres
O Projeto Papo de Primeira continua cumprindo seu compromisso de aproximar o Judiciário da população, promovendo acesso à informação qualificada e, consequentemente, ampliando o exercício da cidadania. Para informações atualizadas sobre as próximas atividades, os interessados podem acompanhar o perfil @emredecomelas no Instagram ou buscar informações diretamente na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória.
A 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória consolida sua atuação para além do âmbito jurisdicional com o projeto Papo de Primeira, iniciativa que desde outubro de 2024 tem promovido encontros mensais abertos tanto para jurisdicionados quanto para toda a comunidade capixaba.
O projeto já realizou quatro edições de sucesso, estabelecendo-se como um espaço seguro de compartilhamento de saberes e experiências sobre temas fundamentais do cotidiano, com abordagem sensível às questões de gênero. A metodologia ativa adotada nas rodas de conversa estimula a participação e garante que os temas sejam discutidos de forma acessível, acolhedora e conectada às necessidades reais da população.
Nos encontros já realizados, os participantes puderam esclarecer dúvidas e ampliar conhecimentos sobre Direito de Família – incluindo aspectos legais do casamento, regimes de bens, processo de divórcio, guarda compartilhada, regime de convivência e obrigações alimentares – além de terem acesso a ferramentas práticas para gestão das emoções e cuidados com a saúde mental, tema que demandou duas rodadas específicas devido à sua relevância e complexidade.
“Identificamos que muitos conflitos domésticos e familiares se intensificam pela desinformação sobre direitos e questões gerais relacionadas ao cotidiano das pessoas. As rodas de conversa têm preenchido essa lacuna, oferecendo um ambiente onde as dúvidas podem ser esclarecidas sem formalidades, contribuindo diretamente para a prevenção de novos episódios de violência doméstica e familiar”, destaca a Juíza titular da Vara.
Vitória, 27 de março de 2025
Carol Veiga
Assessora de Imprensa e
Comunicação do TJES