A solenidade reforçou os vínculos institucionais entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar, reafirmando o respeito mútuo e a cooperação
O Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) homenageou, na noite desta quinta-feira (08/05), diversas autoridades com a comenda “Amigo da Cavalaria da PMES”. A solenidade foi realizada na sede do Regimento, no município da Serra, em celebração ao Dia da Arma de Cavalaria (comemorado em 10 de maio) e à conclusão do VII Curso de Choque Montado. Entre os homenageados, estiveram representantes do Poder Judiciário estadual, do Executivo e do Legislativo.
Dentre os membros do Poder Judiciário, foram agraciados os desembargadores Willian Silva, Corregedor-Geral da Justiça; Ewerton Schwab Pinto Júnior; e Fábio Brasil Nery. Também receberam a homenagem os juízes de direito Anselmo Laghi Laranja, Mônica da Silva Martins e Elaine Cristine de Carvalho Miranda. Estiveram presentes, ainda, o desembargador Marcos Valls Feu Rosa e o juiz de direito Délio José Rocha Sobrinho.
A solenidade contou com a presença de outras autoridades civis e militares. Dentre os homenageados estavam, também, o Vice-Governador do Estado, Ricardo Ferraço, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos, em reconhecimento ao apoio institucional prestado à Polícia Militar e, em especial, à atuação do Regimento de Polícia Montada.
A comemoração do Dia da Arma de Cavalaria, celebrada em 10 de maio, marca o nascimento do Marechal Manuel Luís Osório, patrono das cavalarias no Brasil. No Espírito Santo, o Regimento de Polícia Montada tem suas origens remontando ao século XVIII, tendo sido formalmente fundado em 1992 e elevado à condição de Regimento em 1998. Hoje, além de sua atuação no patrulhamento ostensivo e na contenção de distúrbios, a unidade se destaca por iniciativas sociais de grande relevância, como o Projeto de Equoterapia, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência
A solenidade reforçou os vínculos institucionais entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar, reafirmando o respeito mútuo e a cooperação como pilares para o fortalecimento da cidadania e da ordem pública no Espírito Santo.
Vitória, 09 de maio de 2025
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br