Inédito. Encontro Nacional das Escolas Judiciais será em Vitória.

O objetivo é encontrar soluções que aproximem cada vez mais o Poder Judiciário da população

Nos dias 21 e 22 de agosto, Vitória será palco do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que reunirá diretores, coordenadores e assessores de Escolas Judiciais de todo o Brasil.

O objetivo é debater estratégias para o aperfeiçoamento de magistrados e servidores, buscando aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da população e enfrentar desafios como a morosidade processual.

Equipe da Emes se prepara para receber as escolas judiciais de todo o Brasil.

A anfitriã do encontro é a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), com 40 anos de história, é responsável pela formação inicial e desenvolvimento de magistrados e servidores do Poder Judiciário capixaba. Em 2025, já realizou mais de 100 cursos e eventos, alcançando mais de 4 mil participações, incluindo público externo.

O Desembargador e Diretor da EMES, Júlio César Costa de Oliveira, destacou o principal objetivo da instituição, o aperfeiçoamento de magistrados e servidores. “Nós estamos em busca contínua, a fim de atender nossa população capixaba com juízes bem formados e servidores preparados”, afirma Júlio César.

A diversificação dos cursos, como inteligência artificial, eventos internacionais, programas contra assédio e discriminação demonstra o pensamento plural da escola. “A nossa finalidade é englobar todo o judiciário e todas as classes sociais“, destaca o desembargador.

Vitória, 20 de agosto de 2025

Carol Veiga

Assessora de Imprensa

e Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo