A supervisora do Nupemec no Poder Judiciário, desembargadora Janete Vargas Simões, esteve no evento e apresentou as principais atuações do Cejusc e do Nupemec.
O Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPEJ convidou a equipe do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) para apresentar em palestra as experiências de sucesso em solo capixaba e participar dos debates sobre desafios e perspectivas. O encontro aconteceu em São Paulo nesta terça, 19/8, no IV Encontro Nacional: Tratamento Adequado e Soluções Consensuais de Conflitos pelo Sistema de Justiça, no âmbito do Projeto “Cultura da Solução Pacífica das Controvérsias”.
O evento segue até quarta-feira, 20/8, e contará também com a participação do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr, que abre o painel sobre “O uso da Inteligência Artificial para o acesso à Justiça”.
A supervisora do Nupemec no Poder Judiciário, desembargadora Janete Vargas Simões, esteve presente no evento nesta terça, 19/8; e apresentou as principais atuações do Cejusc e do Nupemec, além de debater sobre as perspectivas para o futuro. Ao seu lado estiveram a Presidente de Mesa: Desa. Daldice Santana; a palestrante Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak (TJ/RS) e a outra palestrante, Lívia Peres, Juíza Auxiliar do CNJ/AP.
O Projeto “Cultura da Solução Pacífica das Controvérsias”, idealizado pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ), tem o objetivo de debater, fomentar e colher boas práticas sobre o Tratamento Adequado e a Solução Consensual dos Problemas e Conflitos na atuação das Instituições do Sistema de Justiça e do setor privado, empresarial e terceiro setor, a partir de uma série de Encontros Nacionais envolvendo os vários segmentos do Estado e da Sociedade Civil, visando efetiva mudança de cultura e de prática no País.
Vitória, 20 de agosto de 2025
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES