Presidência define metas para o Núcleo de Aceleração de Processos (NAPES)

A ordem é dar foco total no julgamento dos processos para diminuir o acervo e prestar um eficiente serviço à sociedade

Agilizar os julgamentos de processos judiciais para a redução do acervo e o tempo de espera foram os focos centrais da reunião da Presidência do Tribunal de Justiça do ES (TJES) com os juízes auxiliares que compõem o NAPES – Núcleo de Aceleração de Processos.

A Presidente do TJES, Desembargadora Janete Vargas Simões, o Vice Presidente do TJES, Desembargador Fernando Zardini e o Secretário Geral, Juiz Anselmo Laranja definiram, na tarde desta sexta, 9/1, os principais desafios do núcleo em uma reunião híbrida que teve a participação online de juízes das comarcas do interior do Estado e com a presença do Juiz Marcelo Bressan, Coordenador do NAPES. Participaram ativamente da reunião também os juízes auxiliares da Presidência, Brunella Faustini e Daniel Peçanha.

Atualmente o NAPES é composto por várias células, cada uma coordenada por um juiz e uma equipe de dezenas colaboradores, incluindo assessores e residentes jurídicos. A ordem é dar foco total no julgamento dos processos para diminuir o acervo e também auxiliar as secretarias inteligentes, absorvendo parte do trabalho e distribuindo-o entre suas unidades.

Vitória, 09/01/2026

Texto: Carol Veiga

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo