Gripe: vacina e uso de álcool gel são medidas preventivas

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas mais comuns são congestão nasal, tosse, febre, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça. Em casos mais complicados, a doença pode apresentar sintomas como infecção de ouvido, sinusite, bronquite e pneumonias.

Para se prevenir, é necessário manter os ambientes arejados, lavar as mãos e, sempre que possível, fazer o uso de álcool em gel a 70%. Além disso, a vacinação, também, é uma medida preventiva eficaz. Porém, ela é contraindicada para pessoas que já tiveram reações graves à dose anterior e com histórico de alergia a ovo de galinha. Todos os anos, o Ministério da Saúde promove a campanha de vacinação contra a gripe que abrange os seguintes grupos: crianças de seis meses até menores de dois anos, população com 60 anos de idade ou mais, indígenas e gestantes.

Neste ano, a campanha será realizada no período de 5 a 25 de maio, com o tema “Proteger é cuidar”. As pessoas não contempladas pela campanha, caso tenham interesse, devem procurar as unidades particulares de vacinação.