Fóruns permanecem com problemas após chuvas de dezembro

forum enchente 130

Previsão é de que os trabalhos sejam retomados a partir do dia 7 de janeiro.

forum enchente 400Fóruns do Poder Judiciário do Espírito Santo ainda apresentam algum tipo de problema após as fortes chuvas que atingiram o Estado no último mês de dezembro. O Fórum da Comarca de Barra de São Francisco, um dos mais atingidos, permanecerá fechado até o dia 06 de janeiro. O plantão judiciário da 1ª Vara Cível do município está sendo realizado neste dia 02 de janeiro na Comarca de Água Doce do Norte.

Os Fóruns de Itaguaçu e Itarana também sofreram alagamento e permanecem fechados. Em Itarana, o diretor do Fórum, juiz Luís Eduardo Fachetti de Oliveira, informou que o abastecimento de água voltou e que uma equipe de engenharia do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) avaliou, nesta quinta (02), a situação do prédio, e que não há problemas estruturais ou danos à parte elétrica, mas houve a recomendação de que o Fórum seja reaberto no próximo dia 7. “O Fórum foi limpo, faltando agora os móveis. ”Apesar dos problemas, o magistrado afirma que não houve perda de processos e equipamentos.

O Fórum de Águia Branca, que também foi atingido pelas chuvas, segundo a juíza Maristela Fachetti, voltou a funcionar normalmente. “Não houve perda de processos arquivados. Funcionários já estão limpando o arquivo”, comenta.

Em Barra de São Francisco, a situação permanece complicada. O diretor do Fórum, juiz Edmilson Rosindo Filho, conta que ocorreram cinco enchentes no local, duas delas atingiram 1 metro e meio de altura. “Foram perdidos 25 computadores e 50 monitores, além de oito mesas e quatro ares-condicionados”, disse o magistrado. Como as Varas Criminais ficam no primeiro andar, vários processos foram molhados, mas não foram perdidos. A limpeza continua, mas o Fórum será reaberto no próximo dia 7, após nova avaliação de técnicos do Tribunal de Justiça, ressaltou.

Em Itaguaçu, o Fórum do município está em situação precária, segundo Brígida Fraga Sad, secretária de Gestão do Fórum. “Ficamos sem energia elétrica e comunicação por seis dias. Mas o Tribunal de Justiça tem nos dado todo o apoio, enviando equipes de STI (Secretaria da Tecnologia da Informação), limpeza e engenharia. Na cidade, a água chegou à altura aproximada de 1,5m, e cerca de 300 processos ficaram molhados, mas poderão ser recuperados”. O retorno das atividades está previsto para o próximo dia 11, com possibilidade de adiamento caso ocorra nova avaliação contrária a abertura do Fórum.

Vários Fóruns estão com infiltração e/ou goteiras, e também sem comunicação. Em Aracruz, o teto da Vara de Família desabou. Já em Baixo Guandu, trincas devem ser avaliadas pela Defesa Civil. Em Guarapari, parte do Fórum encontra-se interditada. Na Serra e no antigo Fórum de Vila Velha, problemas na cobertura provocaram danos em computadores.

Equipes de engenheiros foram enviadas para avaliar a parte elétrica e estrutural dos Fóruns, além dos sistemas de computadores e, segundo o secretário geral do TJES, José de Magalhães Neto, após estas análises “serão enviados equipamentos como mobiliário e computadores, para possibilitar o retorno do serviço”, afirma.

Vitória, 03 de janeiro de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani e Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
nfbongiovani@tjes.jus.br
mcbrito@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261/ 98892 9828
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo