Evento teve como objetivo promover a relação institucional entre o TJ e a Polícia Militar.
Na última segunda-feira (15), 50 novos juízes do Poder Judiciário do Espírito Santo visitaram o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar, em Cariacica. A visita, que integra a formação inicial dos magistrados, teve como objetivo promover a relação institucional entre o Judiciário e a Polícia Militar.
Durante o evento, a organização e as áreas de atuação da instituição foram apresentadas aos juízes. O tenente coronel Jose Augusto Piccoli realizou a apresentação da missão, da visão e dos valores da PMES, como a disciplina, a eficiência organizacional, a ética, a hierarquia, a inovação, entre outros.
O juiz titular da Comarca de Vargem Alta, José Pedro de Souza Netto, destacou a importância do evento como forma de contribuir para o desempenho na jurisdição. “Esse tipo de conhecimento recíproco permite uma melhor atuação do Judiciário e da polícia como um todo”, disse o magistrado.
Uma demonstração tática também foi preparada para os juízes pelo Batalhão de Missões Especiais (BME). O capitão André Pratti Lemos falou sobre as principais ocorrências e explicou a função de cada companhia da unidade.
A Companhia de Operações Especiais simulou uma entrada com o time tático em ambiente confinado, com a participação de atiradores de elite e a utilização de técnicas de rapel. Já a Companhia de Operações de Choque realizou uma evolução das formações utilizadas em controle de distúrbios civis.
O juiz da Vara do Júri de Colatina, André Guasti, ressaltou a interação entre o Judiciário e as forças de segurança do estado. “Nós, que somos juízes e estamos em início de carreira, entendemos que é bastante importante essa relação institucional com as forças de segurança. Nós atuamos diretamente com a Polícia Militar, sendo esta instituição uma grande parceira do Poder Judiciário”, disse o magistrado.
Vitória, 17 de dezembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar