Computadores agora terão o LibreOffice, que possui suporte para assinaturas digitais.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) encerrou o suporte aos programas Lotus WordPro, Lotus 1-2-3 e Lotus Approach. A medida foi tomada devido à dificuldade na manutenção destes programas, que foram descontinuados e não recebem atualizações há mais de 16 anos. O programa Lotus Wordpro também não possui suporte para assinaturas digitais, que é um requisito para os novos sistemas, entre eles o PJe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Portanto, todos os novos computadores entregues não terão o conjunto de softwares Lotus SmartSuite com o Wordpro e outros componentes instalados, e sim o conjunto de softwares LibreOffice (Writer, Calc, Draw), distribuídos pela STI desde 2010. O Writer é capaz de proporcionar os mesmos recursos do Wordpro.
Para converter os arquivos do formato do Wordpro (.LWP) para o formato utilizado pelo LibreOffice (.RTF ou .DOC ou .ODT) clique aqui. Entretanto, o LibreOffice abre os arquivos do formato WordPro, desde que não possuam tabelas.
Vitória, 06 de março de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações da STI | elcrsilva@tjes.jus.br