Aconteceu na tarde da última sexta-feira (22), na biblioteca do Fórum de Vila Velha, a 7ª Pré-Conferência da construção do Código de Ética do Poder Judiciário Estadual (PJES). Magistrados e servidores participaram do evento e elaboraram propostas e opiniões sobre o tema. Além das considerações pelos presentes, foram escolhidos dois delegados da Comarca para representar os demais servidores na Conferência Estadual, que será realizada em setembro.
A construção do Código de Ética contará com representantes de cada Comarca. Eles serão responsáveis por acompanhar os encontros, debater e estabelecer propostas para a Implantação do Código de Ética.
Para o palestrante, o professor e servidor Thiago Emerick André Vescovi, as ações para o Código de Ética demonstram a seriedade da participação dos envolvidos. “a coisa mais importante na construção do Código de Ética é que ela seja uma construção coletiva, onde os servidores sejam pertencidos às atitudes e ideias do Código. Por isso é importante que todos os servidores participem e não sejam peças decorativas”. Ressalta Thiago.
Para a servidora Rosana Margotto, o encontro é extremamente significativo, pois ressalta a importância de todos para a confecção do Código de Ética. “O encontro é muito válido, é importante, pois ouve a opinião dos servidores. Por isso temos que fazer a nossa útil contribuição”. Destacou a servidora.
Vale destacar também no evento, a presença do desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, membro da Comissão de Implantação do Código de Ética do PJES e do Juiz de Direito, Flávio Jabour Moulin, Diretor do Fórum de Vila Velha.