Desde o início da implantação do sistema, em novembro de 2014, servidores de 37 Comarcas já receberam o treinamento.
Pelos menos um servidor de cada Cartório e pelo menos um servidor da Central de Mandados das Comarcas de Alegre, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama e São José do Calçado participarão do Curso Sistema Central de Mandados – Práticas do Cartório e da Central de Mandados. A formação acontecerá no dia 25 de junho, das 8h30 às 12h30, no Salão do Júri do Fórum de Alegre, localizado na Rua Romualdo Nogueira da Gama, s/nº, no Centro do município. A convocação dos servidores foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) desta quarta-feira, 17. Clique aqui para confirmar a participação.
Já o curso Sistema Central de Mandados – Práticas do Oficial de Justiça será realizado no dia 25 de junho, das 13h30 às 16h30, também no Fórum de Alegre. Todos os oficiais e oficialas de Justiça das Comarcas de Alegre, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama e São José do Calçado foram convocados para a formação. Clique aqui para confirmar a participação.
No dia 26 de junho, o curso Sistema Central de Mandados – Práticas do Cartório e da Central de Mandados acontecerá no Salão do Júri do Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, localizado na Avenida Monte Castelo, s/nº, bairro Independência. Pelo menos um servidor de cada Cartório e pelo menos um servidor da Central de Mandados das Comarcas de Apiacá, Atílio Vivaqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta foram convocados para a formação, por meio de publicação no e-diario desta quarta, 17. Clique aqui para confirmar a participação.
Ainda no dia 26, das 13h30 às 16h30, todos os oficiais e oficialas de Justiça das Comarcas de Apiacá, Atílio Vivaqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta participarão do curso Sistema Central de Mandados – Práticas do Oficial de Justiça, no Fórum de Cachoeiro de Itapemirim. Clique aqui para confirmar a participação.
Servidores de 37 Comarcas já receberam treinamento
O instrutor do curso, o servidor Jones Roberto Avelino Junior, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), conta que, servidores de 37 Comarcas já receberam o treinamento Sistema Central de Mandados desde novembro do último ano, quando o sistema foi implantado no Juízo de Vitória.
De acordo com o Ato Normativo nº 52/2015, que implanta o sistema “Central de Mandados” em todo o Poder Judiciário do Espírito Santo, após a realização do curso, as Comarcas têm até 20 dias para iniciar a utilização do sistema, que funciona como um módulo do e-jud.
O Sistema
O Sistema Central de Mandados permite aos usuários (cartórios, Central de Mandados, oficiais de justiça e magistrados) rastrear a localização do mandado e verificar se o mesmo já foi cumprido. Com o sistema, integrado ao Ejud e a custo zero, é possível ainda consultar o conteúdo da certidão do oficial de justiça.
Com o sistema informatizado também é possível verificar se o mandado expedido ainda aguarda cumprimento, se está com o oficial de justiça ou se já foi cumprido. Além disso, o sistema permite uma melhor distribuição dos mandados entre os oficiais de justiça, já que é possível consultar quantos mandados cada um deve cumprir no momento.
Vitória, 17 de junho de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br