Desembargador Carlos Simões fez abertura do encontro, que aconteceu no Fórum de Vitória.
A última pré-conferência para a elaboração do Código de Ética do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) aconteceu na tarde desta sexta-feira, 26, no Salão do Júri do Fórum Desembargador José Mathias de Almeida Neto, em Vitória. A abertura do evento foi realizada pelo desembargador Carlos Simões Fonseca, presidente da Comissão do Código de Ética, e contou com a presença da juíza diretora do Fórum, Débora Maria Ambos Correa da Silva, e do juiz Ubirajara Paixão Pinheiro.
O presidente da Comissão explica que todos os preceitos discutidos nas pré-conferências serão “avaliados e comporão o Código de Ética, que vai se transformar num código de normas de conduta a serem observadas pelos servidores no exercício das suas atividades internas no Poder Judiciário”.
Desde abril, foram realizadas 12 pré-conferências, em diferentes regiões judiciárias, para a construção do documento. De acordo com o servidor Thiago Emerick André Vescovi, um dos responsáveis pela condução das reuniões, os encontros foram positivos e os servidores demonstraram muita vontade em participar da elaboração do Código de Ética.
Com o encerramento dessas reuniões, os delegados eleitos serão o canal direto entre as Comarcas e a equipe que coordena os trabalhos, e participarão da Conferência Estadual, que acontecerá em setembro.
Após a realização dessa Conferência, o texto final seguirá para aprovação do Tribunal Pleno. A previsão é que o lançamento e a divulgação ocorram em novembro. A elaboração do Código de Ética atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que a regulamentação seja implantada em todos os Tribunais do País.
Serviço:
Edital de Convocação
eticaempauta@tjes.jus.br
Vitória, 26 de junho de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br