Evento foi organizado pela Emes, que trouxe ao Estado ex-secretário da Reforma.
Esteve no Estado o advogado e ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça Marcelo Vieira de Campos. O objetivo da visita foi a realização da palestra “10 Anos da Reforma do Judiciário”, organizada pela Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), e que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 21, na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ).
Embora a princípio programada como uma palestra, o público presente participou ativamente com perguntas e comentários. Razão disso foi a natureza do tema abordado – Reforma do Judiciário –, com Marcelo Campos abrindo o evento com a exposição de problemas e desafios propostos para a melhoria do sistema judiciário, o que propiciou um espaço para a troca de experiências pessoais.
Entre os desafios apresentados, está a universalização do acesso ao sistema de Justiça, no sentido de que todos possam a ela ter acesso. Além deste desafio, foram citados também a simplificação dos procedimentos, a preocupação que se deve ter em “trabalhar a imagem” do Judiciário, para que ele se torne mais próximo da sociedade e, ainda, o que Marcelo chamou de “Ativismo Judiciário”: uma Justiça que vai até o povo.
Nestes 10 anos de Reforma, segundo Marcelo, muitas mudanças já ocorreram e estão sendo postas em prática. “Houve mudanças, e mudanças significativas. Hoje vemos um Poder Judiciário mais transparente, mais próximo da sociedade e que procura o ativismo perante ela”, diz o advogado.
De acordo com ele, quem mais ganha com isso é a sociedade, “porque encontra magistrados capacitados, operadores e servidores dispostos a trabalhar e enxergar cada um da sociedade como um indivíduo”, prossegue.
Além dos benefícios proporcionados à sociedade, Marcelo lembra ainda que a Reforma demonstra, “acima de tudo, um Judiciário que busca sempre seu aperfeiçoamento”, conclui.
Vitória, 21 de agosto de 2015.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elvio Filho – esfilho@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br